De Poa
|
31 de março de 2022
|
14:18

De Quinta: Manuela, Senado e a necessidade de uma frente mais ampla

Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21

O De Quinta, podcast de debates do Sul21, recebe nesta semana a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) para uma conversa sobre as eleições de 2022. Em um papo com Luís Eduardo Gomes e Ana Ávila, Manuela fala sobre o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul, sobre a possibilidade de concorrer ao Senado, sobre a disputa presidencial, entre outros assuntos.

A respeito das eleições no Rio Grande do Sul, Manuela defende que ainda é possível ser formada uma aliança mais ampla do que a federação já oficializada entre PT, PCdoB e PV. e evita confirmar que será candidata ao Senado — ela foi convidada oficialmente para disputar o cargo pelo pré-candidato do PT ao governo do Estado, Edegar Pretto, em sua coligação. “Eu tenho uma tranquilidade ativa, digamos assim, de que nos próximos dois meses nós teremos desdobramentos que podem impactar favoravelmente na nossa unidade. Se não plena, maior. E também, por isso, eu não antecipo as minhas decisões e reflexões sobre a minha participação no pleito, porque eu adoraria poder não participar do pleito e ajudar, por exemplo, coordenando uma campanha que tivesse mais unidade política. Se o sacrifício tiver que ser meu, que seja, porque eu acho que a unidade é o que de mais importante a gente pode construir para garantir força para construir uma vitória do Rio Grande do Sul”.

Sobre as eleições presidenciais, ela avalia que a principal diferença em relação à disputa de 2018 é a presença do ex-presidente Lula. “Sabe que eu gosto muito do meu amigo Fernando Haddad e tenho convicção de que ele vai ser eleito governador de São Paulo. Mas mudou a dupla e agora a gente teve os direitos políticos do ex-presidente Lula devolvidos. Então, acho que o jogador principal faz muita diferença num jogo em que ter um goleador pode ser decisivo. Sabe, a gente está jogando com o Messi, a gente vai com a carga máxima no time, o que não era a realidade da nossa chapa em 2018.

O De Quinta também discute os principais fatos da semana no noticiário político e as últimas pesquisas eleitorais. Confira a íntegra do episódio:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora