Opinião
|
18 de abril de 2023
|
07:17

Propostas do Cresce Brasil chegam às lideranças do governo em Brasília (por SENGE-RS)

Projeto Cresce Brasil foi lançado em março de 2023, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Projeto Cresce Brasil foi lançado em março de 2023, em São Paulo (Foto: Divulgação)

SENGE-RS (*)

Prosseguindo nos diálogos sobre questões do projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, e o diretor Fernando Palmezan estiveram reunidos no último 5 de abril com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Os representantes da FNE trataram sobre o projeto, que contempla proposições em áreas ligadas diretamente à inovação, indústria, saneamento, habitação, qualificação profissional, motivo pelo qual Alckmin manifestou empenho em tornar realidade grandes melhorias para os profissionais e para a população em geral, especialmente abordando a retomada das obras, que vem sendo amplamente tratada pelo governo federal. 

Alckmin tem acompanhado os esforços da FNE em debater propor soluções para temas nacionais – ele esteve presente no lançamento do projeto, evento realizado em 06 de março, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). O SENGE-RS também esteve presente na ocasião, representado pelos vice-presidentes José Azambuja e Diego Oliz.

Com relação à agenda do presidente e diretor da FNE em Brasília, os compromissos tiveram início no Ministério do Trabalho e Emprego, onde foram recebidos pelo secretário executivo Chico Macena, para tratar de pautas do movimento sindical, relações de trabalho e a importância da união dos trabalhadores de todo o País.

Já no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Murilo apresentou à ministra Luciana Santos a nova edição do Cresce Brasil. Além da pesquisa, desenvolvimento e inovação tratadas no projeto, a ministra demonstrou interesse em conhecer o que a FNE e seus sindicatos vêm trabalhando, discutindo e atuando em relação à mulher na engenharia, sua inserção e reconhecimento de sua relevância.

A ministra recebeu as sugestões da FNE, destacando que é fundamental a retomada dos engenheiros à frente do desenvolvimento do País e frisando que a pauta do Cresce Brasil – Hora de Avançar traz o mote fundamental: por uma nação soberana, próspera e com justiça social. Ela discorreu sobre os projetos do governo federal, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a retomada das obras e o desenvolvimento sustentável como pautas prioritárias.

Murilo também esteve com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, com quem a pauta esteve em torno dos projetos e ações que a FNE e seus sindicatos podem contribuir efetivamente com o ministério, uma vez que a engenharia é parte diretamente ligada às questões da pasta.

O projeto Cresce Brasil representa um esforço da Federação e de seus 18 Sindicatos, incluindo SENGE-RS, em empregar a Engenharia como base para a realização de iniciativas que visem o desenvolvimento econômico sustentável, bem como a distribuição de renda e a preservação ambiental, em benefício de toda a sociedade. Alinhado à FNE, o SENGE-RS considera imprescindível o papel do Estado como indutor do desenvolvimento, assegurando investimentos em infraestrutura urbana e de produção, investimentos públicos e privados em ciência, tecnologia e inovação, unindo órgãos públicos, as universidades e o setor produtivo.

(*) Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS)

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora