Opinião
|
5 de maio de 2022
|
13:04

ADUFRGS-Sindical lamenta e repudia ação judicial contra o Instituto de Artes

Instituto de Artes da UFRGS (Divulgação)
Instituto de Artes da UFRGS (Divulgação)

ADUFRGS-Sindical 

A ADUFRGS-Sindical vem lamentar novamente que a atual Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entenda que o caminho é a judicialização de nossos debates internos, pois pela segunda vez move ação judicial contra professores da UFRGS, que apenas estão cumprindo suas funções administrativas. Vimos também prestar todo o apoio aos colegas do Instituto de Artes (IA) no seu pleito de um espaço físico adequado para trabalhar, além de expressarmos o entendimento de que a liberdade de expressão e manifestação, que conquistamos após anos de ditadura, não podem ser suprimidos por ações judiciais.

Nesta ação, que visa proibir o Diretor do Instituto de Artes e outros técnicos administrativos ligados ao IA de entrarem no prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), a Reitoria, além de procurar o caminho do conflito e não o do diálogo, chama a Justiça para respaldar um ato ilegal, ato que não deverá perdurar, pois no prédio do ICBS, há mais de uma década, existem salas administradas e com patrimônio do IA, portanto a ação simplesmente solicita que o Diretor não possa exercer a sua função legal de preservar o que lhe está designado legalmente.

Com isto, a Gestão da Reitoria não opta apenas pela pior forma possível de tentar impor sua posição de como entende que deve administrar a UFRGS, como também volta a desrespeitar o Conselho Universitário (CONSUN), que votou pela manutenção do acordo existente há anos. O acordo prevê que o prédio que ora é do ICBS deve ser destinado ao IA, e que a Reitoria deve retirar de lá os órgãos administrativos que se instalaram logo após a inauguração do novo edifício, bem como iniciar a transferência de partes do ICBS para o novo endereço.

Neste sentido, a ADUFRGS-Sindical, além de estar prestando todo o apoio que seus filiados necessitam nesse momento, vem conclamar, em primeiro lugar, à necessidade de cerrarmos fileiras na defesa do CONSUN como Instância Superior da UFRGS e ao respeito às suas deliberações, como também ao diálogo democrático dentro da Comunidade Acadêmica como caminho para a solução de nossas questões internas.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora