Coronavírus
|
28 de janeiro de 2022
|
13:52

Com vacina liberada a partir dos 6 anos, Porto Alegre imunizou menos de 10% das crianças até agora

Por
Fernanda Nascimento
[email protected]
Vacinação de crianças de 5 a 11 anos registra milhares de atrasos na segunda dose. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Vacinação de crianças de 5 a 11 anos registra milhares de atrasos na segunda dose. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nos primeiros dias de vacinação infantil em Porto Alegre mais de 11 mil crianças receberam a primeira dose de imunização contra a covid-19. Desde o dia 19, a vacinação tem ocorrido de maneira escalonada, priorizando crianças com comorbidades – a exemplo do que aconteceu com o público adulto. Nesta sexta-feira (28), crianças a partir de seis anos começaram a ser imunizadas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de aumento na procura, à medida que todo o público infantil possa receber as vacinas. A Prefeitura estima que 120 mil crianças entre cinco e 12 anos de idade possam ser imunizadas contra a covid-19.

“Inicialmente a vacinação foi menos efetiva, pois contemplamos as crianças com comorbidades. Com a ampliação para o público sem comorbidades, de diferentes faixas etárias, o número aumentou”, informou através da assessoria de imprensa o diretor adjunto de Atenção Primária da Saúde, João Manoel Fraga de Assunção.

Em meio a um cenário de proliferação de fake news e de campanhas antivacinação – disseminadas nas redes sociais e até em carros de som, como em um caso registrado essa semana, em Novo Hamburgo – a Prefeitura tem reforçado a segurança da vacinação. Um dos aspectos enfatizados é de que as vacinas utilizadas em adultos e crianças não são experimentais, e além de terem passado por todos os testes necessários para a comprovação da eficácia e da segurança, os imunNo Brasil todo, prolifera-se a desinformação e campanhas antivacinação Seguizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Brasil é o 2º país com maior número de mortes de crianças por covid-19, com o registro de mais de 1,4 mil óbitos de crianças desde o início da pandemia. “É importante que os pais levem em consideração que a vacina reduz a chance de internações, casos graves e até mesmo a morte. Todas as vacinas aplicadas foram aprovadas pela Anvisa”, destacou Assunção na nota.

Atualmente, dois imunizantes possuem autorização para aplicação de doses em crianças no Brasil: a vacina pediátrica da Pfizer, utilizada em crianças a partir de cinco anos; e a vacina Coronavac, para quem tem a partir de seis anos e não é imunossuprimido. Ambas são aplicadas em duas doses, com intervalo previsto de oito semanas para a Pfizer e 28 dias para a Coronavac. A única contraindicação das aplicações é para crianças com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a outros componentes da vacina e, futuramente, para aquelas que apresentarem reação alérgica confirmada a uma dose anterior de vacina da covid-19.

Como as doses da Pfizer são diferentes para crianças e adultos, a vacinação tem ocorrido em locais separados. Atualmente, pelo menos, 15 unidades de saúde estão sendo utilizadas para a imunização das crianças. Os locais e os horários de vacinação são disponibilizados diariamente pelos canais de comunicação da Prefeitura. Para o esclarecimento de dúvidas, o Executivo lançou o site https://prefeitura.poa.br/vacinainfantil e também recomenda que os pais procurem os serviços de saúde para sanar outras questões.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora