Coronavírus
|
27 de novembro de 2021
|
09:20

Brasil fechará fronteiras aéreas com seis países da África, diz Casa Civil

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Diante de uma nova variante do coronavírus, o Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África a partir da próxima segunda-feira (29). A restrição afetará passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia), segundo informou nesta sexta-feira (27) o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse o ministro em publicação no Twitter.

A nova variante do do Sars-CoV-2 foi identificada inicialmente na África do Sul. Batizada de ômicron, ela foi declarada nesta sexta uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cientistas alertam que a variante tem um número extremamente alto de mutações, o que pode torná-la mais contagiosa e causar novas ondas de covid-19 pelo mundo.

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado ao governo federal a suspensão imediata de voos procedentes de países do sul do continente africano. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa nova variante parece ter maior transmissibilidade e provavelmente está ligada ao aumento contínuo de infecções por SARS-CoV-2 nos referidos países, cuja cobertura vacinal ainda encontra-se baixa”, diz a nota técnica. “A Anvisa alerta que as medidas aqui sugeridas possuem caráter temporário, devendo ser revistas conforme a evolução do cenário epidemiológico mundial, podendo também ser estendidas a outros países nos quais forem detectadas a circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2″, disse a Anvisa no comunicado.

*Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora