Coronavírus
|
2 de setembro de 2021
|
16:01

Melo autoriza público nos estádios de Porto Alegre, incluindo não vacinados

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeito Sebastião Melo sanciona projeto que autoriza retorno parcial de público nos estádios de Porto Alegre | Foto: Giulian Serafim/ PMPA
Prefeito Sebastião Melo sanciona projeto que autoriza retorno parcial de público nos estádios de Porto Alegre | Foto: Giulian Serafim/ PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) sancionou nesta quinta-feira (2) projeto que autoriza o retorno do público a eventos esportivos em Porto Alegre. De autoria do vereador Mauro Pinheiro (Rede), a proposta também estende a autorização de retorno de público para eventos sociais, religiosos, feiras e congressos, treinamentos e entretenimento. A legislação estabelece que a presença do público nestes eventos está condicionada à autorização e regulamentação de protocolos por parte do governo estadual.

O projeto estabelece que a presença do público não pode ultrapassar 25% da capacidade de cada setor do estádio. “Está lei vem para reforçar a nossa política de reabertura das atividades com equilíbrio na saúde. Estamos imunizando em massa e acreditamos muito na vacina para retomar os eventos, que fazem parte da cidade”, diz Melo.

Contudo, o prefeito vetou uma emenda que obrigava o público a apresentar carteira de vacinação para comprovar o esquema vacinal completo contra a covid-19.

O retorno do público a eventos esportivos foi autorizado pelo Gabinete de Crise do governo estadual na quarta-feira (1º). Pela determinação do Estado, competições esportivas poderão receber um público de, no máximo, 2,5 mil pessoas — independentemente do tamanho do estádio — e com capacidade limitada a 40% de cada setor.

O início da autorização depende ainda de publicação de novos protocolos no Diário Oficial do Estado, o que, segundo o governo, deve ocorrer nos próximos dias.

O Gabinete de Crise também decidiu liberar, a partir de 1º de outubro, uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de 150 pessoas no protocolo variável, podendo chegar a até 350 pessoas caso seja decidido e autorizado pelas regiões. A medida não isenta o uso de máscara e o cumprimento dos demais protocolos.

Por outro lado, casas de shows, casas noturnas e similares seguem sem permissão para o uso de pista de dança.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora