Eleições 2022
|
5 de dezembro de 2022
|
18:28

‘Abandonado’: Choro de Bolsonaro em evento militar gera comoção de apoiadores nas redes

Por
Duda Romagna
[email protected]
Foto: Reprodução/TV Brasil
Foto: Reprodução/TV Brasil

Nesta segunda-feira (5), em uma das suas poucas aparições após a derrota nas urnas no dia 30 de outubro, Jair Bolsonaro (PL) foi a uma cerimônia das Forças Armadas e chorou ao cumprimentar um casal, cena que movimentou as redes sociais. Mesmo sem nenhuma fala do presidente no evento, seus apoiadores divulgaram o vídeo do momento e se comoveram: “ele foi abandonado”, “também me emocionei”, “me corta o coração” foram algumas das frases mais repetidas no Twitter.

Além disso, muitos tentaram explicar o momento como um sinal de que ele aceitou a derrota, apesar dos atos antidemocráticos espalhados pelo país. Já usuários das redes contrários ao presidente questionaram as lágrimas em contraste com momentos da pandemia em que milhares morriam no país e ele usava tom de deboche.

Em geral, como mostra o grafo abaixo, o momento foi mais comentado por grupos bolsonaristas (à direita), enquanto a repercussão entre grupos contrários foi menor (à esquerda), mas ainda assim significativa. Em cinco horas, foram 8.800 tweets citando o choro do presidente.

Visualização de clusters em grafo gerado pelo software Gephi.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora