Eleições 2022
|
20 de outubro de 2022
|
19:32

Melo declara apoio a Onyx no 2º turno: ‘Não posso me somar ao projeto agora apoiado pelo PT’

Por
Sul 21
[email protected]
Ao declarar apoio a Onyx, Melo disse não ser  “bolsonarista, mas brasileiro”. Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview/ Divulgação
Ao declarar apoio a Onyx, Melo disse não ser “bolsonarista, mas brasileiro”. Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview/ Divulgação

Cerca de 15 dias depois de anunciar o apoio a Jair Bolsonaro (PL) na disputa do segundo turno da eleição presidencial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), agora abriu voto para o candidato bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL) na eleição ao governo estadual.

A decisão de Melo ocorre mesmo com o colega de partido, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB), concorrendo como vice na chapa liderada por Eduardo Leite (PSDB). O MDB gaúcho está rachado desde a definição por não ter candidatura própria ao governo gaúcho, com parte de seus membros apoiando declaradamente Lorenzoni e Bolsonaro. No âmbito nacional, o MDB liberou seus filiados, mas a candidata à presidência, Simone Tebet, decidiu apoiar Lula.

Melo não esteve sozinho no anúncio de apoio a Onyx Lorenzoni. Em ato realizado na sede do PL, em Porto Alegre, outras figuras do MDB também oficializaram a mesma decisão, como o deputado Tiago Simon, o vereador Cezar Schirmer e o presidente da Câmara, Idenir Cecchim. O suplente de vereador Pablo Melo, filho do prefeito, seguiu o caminho do pai.

“Quem me acompanha sabe que sou um homem de posição. Como fiz em relação à eleição nacional e seguindo meus princípios, não posso me somar ao projeto agora apoiado pelo PT no RS. E do qual, na gestão, discordo abertamente em temas como enfrentamento à pandemia, saúde e transporte”, declarou Melo, em rede social.

E completou: “Com respeito a quem pensa diferente, meu apoio será ao @onyxlorenzoni, em nome da sua capacidade de ouvir as pessoas e experiência como gestor. Assim como já foi parceiro na construção de soluções para Porto Alegre, certamente vai governar para quem mais precisa no estado”.

O antipetismo também foi a explicação do prefeito ao declarar apoio a Bolsonaro na disputa com Lula. Na ocasião, também em rede social, Melo disse que “(…) como cidadão, coerente com minha história e princípios, não estarei ao lado do PT. Na eleição nacional, vou apoiar o presidente Bolsonaro”.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora