Eleições 2022
|
26 de setembro de 2022
|
18:14

Ipec: Lula sobe um ponto e aumenta chance de vencer no primeiro turno

Por
Sul 21
[email protected]
Novo levantamento indica cenário de estabilidade nas intenções de voto de Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Novo levantamento indica cenário de estabilidade nas intenções de voto de Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à presidência da República, registrou 48% das intenções de voto na última pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (26), ampliando as chances de vencer a disputa com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. O presidente marcou 31%. A margem de erro é de dois pontos.

No sexto levantamento da série em 2022, Lula avançou um ponto e agora tem 52% dos votos válidos – dentro, portanto, da margem de erro. Para vencer a eleição em primeiro turno, é necessário ter 50% dos votos mais um. No último levantamento do Ipec, publicado no dia 19 de setembro, Lula tinha 47% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro.

O candidato do PT tem oscilado entre 49% na pesquisa de junho de 2021 e 44% nos levantamentos de agosto deste ano – o menor índice registrado pelo petista. Já Bolsonaro oscilou entre 31% e 32% em todos os levantamentos realizados pelo Ipec em 2022.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, caiu um ponto em relação ao último levantamento e ficou com 6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) marcou os mesmos 5% da pesquisa de 19 de agosto. A simulação do principal cenário de um eventual segundo turno manteve os mesmos índices da pesquisa anterior: Lula tem 54%, enquanto Bolsonaro ficou em 35%.

A rejeição de Bolsonaro está em 51%, enquanto o ex-presidente Lula tem 35%. A pesquisa do Ipec ouviu 3.008 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora