Política
|
3 de fevereiro de 2023
|
10:19

Deputada protocola projeto que busca reconhecer primeiro herói negro do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Celso Bender
Foto: Celso Bender

A deputada Laura Sito (PT) protocolou o Projeto de Lei que pretende reconhecer o líder quilombola, Manoel Padeiro, como o primeiro herói rio-grandense. O PL também quer inserir o dia 16 de junho no calendário oficial do Estado como data em alusão à memória de Padeiro, conhecido como “Zumbi dos Pampas” pela luta contra a escravidão.

Em sua justificativa para o projeto, a deputada destaca que o Rio Grande do Sul ainda não incluiu nenhuma liderança negra entre os heróis e heroínas oficiais do Estado.

Lauta destaca ainda que a iniciativa tem o objetivo, por meio de diálogo com a Secretaria Estadual de Educação, de incluir os nomes de Manoel Padeiro, Preta Roza, Oliveira Silveira, Lanceiros Negros e outras figuras importantes para a construção da história e identidade dos gaúchos no ensino da história e cultura afro-brasileira em diferentes níveis de educação.

A parlamentar destaca que a lei federal 10.639 estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira.

Neste sentido, ela destaca que o reconhecimento de Manoel Padeiro como um herói gaúcho é uma forma de recontar a história do nosso estado por outra perspectiva, incluindo o protagonismo dos homens e das mulheres negras.

“Nosso povo é de luta, nosso Estado tem heróis e heroínas que construíram caminhos em busca da liberdade. Os ancestrais resistiram e nós continuamos resistindo para evidenciar que pessoas negras fizeram e, ainda, fazem parte da história do Rio Grande do Sul, e nós pretendemos contar todas elas”, diz Laura Sito.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora