Política
|
1 de janeiro de 2023
|
18:22

Saiba quem são as oito pessoas que entregaram a faixa presidencial a Lula

Por
Sul 21
[email protected]
Lula sobe a rampa com grupo de brasileiros. Foto: Luiza Castro/Sul21
Lula sobe a rampa com grupo de brasileiros. Foto: Luiza Castro/Sul21

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial na tarde deste domingo (1º) das “mãos do povo brasileiro”, no Palácio do Planalto, em Brasília. O grupo de oito pessoas, selecionado para representar a diversidade do povo brasileiro, realizou o ato simbólico de maneira inédita.

Representando crianças, mulheres, trabalhadores, populações indígenas, negras e com deficiência, o grupo subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula, que se emocionou durante a cerimônia. Conheça a seguir os oito integrantes do grupo.

Francisco. Foto: Divulgação

Representando as crianças brasileiras, Francisco, de 10 anos, é morador de Itaquera, periferia de São Paulo. Torcedor do Corinthians, o jovem pratica natação e, em 2022, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região).

Em 2019, esteve em Curitiba para visitar Lula em duas ocasiões, à época preso. Mais tarde, no mesmo ano, foi ao Jogo MST – Amigos de Lula e Amigos de Chico Buarque, e foi quando viu o presidente pela primeira vez de perto. Francisco é filho de uma assistente social e de um advogado, que atuam em causas sociais.

 

 

Aline Souza. Foto: Divulgação
Aline Souza. Foto: Divulgação

Aos 33 anos, é catadora desde os 14. Ela integra a terceira geração de catadores da família, trabalhando junto com a mãe e a avó materna na mesma cooperativa. É mãe de seis meninos e uma menina. Em 2012, a catadora foi eleita diretora da Rede CENTCOOP-DF e, três anos depois, se tornou a primeira presidente da Rede. Atualmente, Aline exerce seu terceiro mandato na cooperativa.

Em 2013, ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional, representando os catadores e catadoras do Distrito Federal. Hoje, Aline é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Além disso, é beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, desde 2009.

 

Raoni Metuktire. Foto: Divulgação

Aos 93 anos, o cacique Raoni Metuktire dedicou toda sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. É reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos.

Originário da aldeia Kraimopry-yaka, o cacique é conhecido internacionalmente como líder na defesa dos povos originários e seus territórios. Durante a pandemia da covid-19, Raoni chegou a ser internado, mas superou a doença.

 

Weslley. Foto: Divulgação

Metalúrgico do ABC desde os 18 anos, Weslley Viesba Rodrigues Rocha trabalha atualmente na Delga, em Diadema. Aos 36 anos, já passou por mais duas empresas da categoria: Tecnobanc Indústria Metalúrgica e Balanças Toledo. Natural de Diadema, Weslley é casado e pai de dois meninos: Cauã, de 18 anos, e Apolo, de dois meses.

Com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), se formou em Educação Física. Além disso, também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do SENAI da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. Weslley também é DJ em um grupo de RAP chamado ‘Falange’ e conta sua caminhada e luta através da música.

 

Murilo. Foto: Divulgação

Filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus, Murilo de Quadros Jesus é professor formado em Letras Português e Inglês (UTFPR). Aos 28 anos, é residente de Curitiba.

Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.

 

 

Jucimara. Foto: Divulgação

Paranaense nascida em Palotina e hoje morando em Maringá, Jucimara Fausto dos Santos é apaixonada por cozinhar. Desde sempre dedicou sua vida à cozinha e foi em um concurso de culinária na Vigília Lula Livre que Jucimara foi convidada a produzir pães.

Ela acabou transformando o convite em um período de dez meses. Hoje, ela cozinha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá e, quando tem condições, produz pães para doação.

 

 

 

 

Ivan. Foto: Divulgação

Ivan Baron, um jovem potiguar, desde cedo precisou aprender o significado de ‘resistência’. Aos três anos de idade, contraiu meningite viral, uma doença que o levou a desenvolver paralisia cerebral.

O jovem é referência na luta anticapacitista e é considerado um dos embaixadores da inclusão. Influencer, propõe o debate sobre pessoas com deficiência (PCD) para maior inclusão social.

 

 

Flávio. Foto: Divulgação

Flávio Pereira é natural de Pinhalão, no estado do Paraná. Aos 50 anos, é artesão. Filho de Iraci Rosa Pereira e José Paulo Pereira, esteve na vigília Lula Livre, enquanto o presidente estava preso, em Curitiba, durante os 580 dias, ajudando nas atividades do cotidiano do acampamento.

 

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora