Política
|
18 de outubro de 2022
|
19:01

Institutos e organizações preparam lançamento da carta ‘Fé na Democracia’

Por
Sul 21
[email protected]
Diversas entidades estão construindo a carta aberta. (Divulgação)
Diversas entidades estão construindo a carta aberta. (Divulgação)

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), juntamente com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), Iniciativa Fé no Clima, propõe carta aberta à sociedade. A Carta Fé na Democracia, ainda em construção, será lançada em evento público no dia 24 de outubro, segunda-feira, às 19h, em Viamão (RS). O evento será transmitido online pelo canal do YouTube do CEBB. Não é necessária inscrição prévia para acessar a transmissão.

A Carta Fé na Democracia congrega expressões religiosas, ambientais, direitos humanos, povos tradicionais, cientistas, ativistas sociais, que manifestam por meio desse documento valores que acreditam ser fundamentais para o momento crítico que vive o Brasil.

Diversas entidades apoiam a iniciativa: Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), Instituto Zen Maitreya, Zendo Diamante, Monja Cohen Sensei, Comunidade Zen Budista Templo Taikozan Tenzui Zenji, Instituto Caminho do Meio (ICM). A visão expressa na Carta acompanha a trajetória dessas entidades ao longo de sua existência e não se resume aos momentos eleitorais da nação.

É possível assinar apoio ao documento no site www.fenademocracia.org.br.  “O Brasil está num momento muito grave, no qual a democracia está sendo questionada sistematicamente, inclusive com graves ameaças ao equilíbrio entre os poderes e a Constituição, pilares de uma nação republicana. Isso resulta em descrédito e falta de confiança das pessoas e instituições”, declaram os signatários do manifesto ainda em construção.

Em 2018 também foi construída a “Carta Aberta sobre Valores Humanos e Ambientais no Brasil”, assinada por diversas instituições e divulgada antes das eleições. Mais de 300 pessoas acompanharam o evento que convidou representantes de diferentes organizações religiosas, movimentos sociais, entidades não governamentais, representantes do poder público, lideranças indígenas e pessoas em geral para uma conversa aberta sobre a promoção dos valores humanos e ambientais no contexto político e social atual. O documento de 2018 está disponível para consulta em cebb.org.br/carta-aberta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora