Política
|
1 de agosto de 2022
|
08:18

Entidades promovem ato ‘Luzes pela democracia’ nesta segunda (1º), em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

Uma frente de entidades, movimentos sindicais, estudantis e sociais promovem, nesta segunda-feira (1º), a partir das 18h30min, em frente à Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o ato “Luzes pela Democracia”. Organizado pelo Coletivo Frente UFRGS, o ato realizará um abraço em torno da universidade e uma caminhada até o viaduto da Sarmento Leite. A ideia é que cada um leve sua luz para iluminar o trajeto, seja com lanternas, luzes de celulares, velas, sinalizadores, entre outros.

A organização do ato afirma que vai às ruas em defesa da democracia, em tempos de repetidos ataques às instituições democráticas. “Frente ao crescimento da violência política e das ameaças de ruptura institucional, é hora de ocupar as ruas para demonstrar ativa e pacificamente nosso compromisso com a democracia e a nossa rejeição a uma política que só produz morte e destruição. Por isso, contra o atraso do autoritarismo e da violência, mobilizamos as luzes do conhecimento e da cultura. Afinal, universidade rima com liberdade!”, explica Márcia Barbosa, professora da UFRGS e participante do coletivo de entidades que está organizando o ato.

O evento conta com o apoio do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, Rede Estação Democracia (RED), Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADUFRGS Sindical), União Estadual de Estudantes Dr. Juca (UEE), DCE da UFRGS, Associação de pós-graduandos da UFRGS (APG), Representação Autônoma Docente (RAD), SomosUFRGS, FrenteUFRGS, Nós Defendemos a UFRGS-UFCSPA-IFRS, Eu Defendo a UFRGS, Seção Sindical ANDES dos docentes UFRGS, , Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFRGS (ASSUFRGS) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora