Política
|
22 de abril de 2022
|
16:48

Ipespe: Lula tem 45% contra 31% de Bolsonaro

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

O instituto Ipespe divulgou nesta sexta-feira (22) uma nova rodada da pesquisa de intenção de voto para a disputa da presidência da República contratada pela XP Investimentos. O levantamento aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida com 45% das intenções de voto, contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eles são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB), com 3%, e André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), ambos com 2%. Os demais candidatos — Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) — não pontuaram, enquanto brancos e nulos somam 7% e não souberam ou não quiseram responder somam outros 2%.

A pesquisa indica que tanto Lula quanto Bolsonaro oscilam um ponto percentual para cima em relação ao levantamento anterior, divulgado em 6 de abril. Na ocasião, o ex-presidente tinha 44% e o atual 30%. Já Ciro oscilou negativamente, tinha 9%, e Janones oscilou positivamente, tinha 1%. Os demais se mantiveram com os mesmos percentuais de votos, mas também reduziram os percentuais de branco/nulos e não sabe/não respondeu, que eram 9% e 3%, respectivamente.

A pesquisa de 6 de abril foi a primeira após Sergio Moro (União Brasil) sair, ao menos temporariamente, da disputa.

Já o cenário de segundo turno também aponta uma oscilação positiva de Lula e Bolsonaro. Na pesquisa anterior, o ex-presidente tinha 53% e o atual tinha 33%. Agora, a diferença é de 54% a 34%.

A pesquisa Ipespe ouviu 1 mil pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,45%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-05747/2022.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora