Política
|
31 de março de 2022
|
18:10

Ranolfo Vieira Júnior toma posse como governador do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Ranolfo Vieira Junior toma posse como governador do RS | Foto: Guerreiro
Ranolfo Vieira Junior toma posse como governador do RS | Foto: Guerreiro

Em sessão solene realizada no final da tarde desta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) tomou posse como novo governador do Rio Grande do Sul. “Pego o timão de um barco em bom rumo”, discursou Ranolfo na cerimônia de posse.

Eleito vice-governador em 2018, Ranolfo ocupou desde janeiro de 2019 o cargo de secretário de Segurança Pública. Ele assume o governo em razão da renúncia do agora ex-governador Eduardo Leite, que precisava se desincompatibilizar do cargo para concorrer a outro posto nas eleições de 2022.

Em seu primeiro discurso como governador do RS, disse que, durante 39 meses, conviveu, compartilhou, compadeceu, concelebrou e contribuiu com a gestão do governador Eduardo Leite. “Neste momento, tão significativo, devo confessar que não me inquietam os desafios. Assumo serenamente, como é o meu feitio, o peso do dever e a honra de poder servir ao povo gaúcho”, afirmou.

Delegado de polícia desde 1998, Ranolfo dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos e, entre 2011 e 2014, foi chefe de polícia do RS. Posteriormente, comandou a Secretaria da Segurança Pública e Cidadania de Canoas.

Ranolfo destacou que está há 36 anos no serviço público e que viveu, na prática, o que aprendeu na Faculdade de Direito e o que ensinou aos seus alunos na Ulbra e na Academia da Polícia Civil. “A Justiça é a principal virtude de um governante”, afirmou.

O governador empossado reafirmou que dará continuidade ao trabalho e projetos do governo e destacou que a gestão Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Junior ainda tem nove meses pela frente. “Para nós, será um tempo de permanente continuidade, em que estaremos sempre olhando para muito além do dia 31 de dezembro”.

Segundo Ranolfo, ele dará continuidade ao desafio de superar a crise fiscal do Estado. “Vi, que na política de gestão, impor limites ao gasto público exige renúncias, contraria interesses, demanda capacidade de resistência a pressões e aflige os governados e também os governantes”, afirmou, acrescentando que a vitória sobre a crise fiscal não é o componente único que levará o RS a tempos de prosperidade econômica, competitividade e desenvolvimento social.

Ele agradeceu ainda a convivência cordial e convergente com Eduardo Leite, a quem classificou como estadista, a parceria com secretários de Estado e da equipe da Secretaria de Segurança Pública. “Deputados, somos vizinhos nesse território estadual. Estarei ali do lado, atravessando a rua. Quero que essa proximidade seja não apenas simbólica, mas real e proveitosa. Quero que continuemos a andar lado a lado, mãos dadas sempre que possível e agradeço cada passo que juntos já trilhamos nesse período de nossa história”, disse.

No evento em que anunciou a decisão de renunciar ao cargo, realizado na segunda-feira (28), Leite defendeu que Ranolfo deverá ser o candidato governista na disputa pela sucessão. Contudo, a base aliada do governo na Assembleia Legislativa tem outros nomes colocados como pré-candidatos, como o deputado estadual Gabriel Souza (MDB), que formalizou sua pré-candidatura no último domingo (27).

*Com informações da Assembleia Legislativa. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora