Política
|
21 de outubro de 2021
|
11:47

Vereadoras vão à Delegacia de Combate à Intolerância para denunciar atos racistas

Por
Sul 21
[email protected]
Vereadoras e vereadores de oposição registraram BO na Delegacia de Combate à Intolerância (Bruno Mendes/ Divulgação).
Vereadoras e vereadores de oposição registraram BO na Delegacia de Combate à Intolerância (Bruno Mendes/ Divulgação).

As vereadoras e vereadores que integram a bancada antirracista da Câmara Municipal de Porto Alegre registraram, na manhã desta quinta-feira (21), um boletim de ocorrência na Delegacia de Combate à Intolerância, contra as pessoas que promoveram atos racistas, ontem (20), durante uma tentativa de invasão ao plenário da Câmara para protestar contra a adoção de um passaporte vacinal na capital gaúcha. Durante a ação, as vereadoras Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Laura Sito (PT) foram alvo de ataques verbais de cunho racista. As vereadoras foram chamadas de ‘empregadas domésticas’ e ‘lixo’. O vereador Cláudio Janta (Solidariedade) foi agredido e teve o seu dedo mordido por um manifestante.

Segundo a bancada de oposição, os manifestantes bolsonaristas foram convocados ao Plenário da Câmara por vereadores da base de sustentação do governo do prefeito Sebastião Melo (MDB) para pressionar pela manutenção do veto ao passaporte vacinal, medida que o Legislativo municipal acabou aprovando na sessão de ontem. No entanto, a manifestação não se limitou à presença nas galerias. Além de símbolos verde-amarelos remetendo à bandeira do Brasil, uma suástica também apareceu entre os cartazes utilizados na ação na Câmara de Vereadores. E sobraram xingamentos e ataques verbais contra os vereadores que defendiam a adoção do passaporte vacinal, especialmente as vereadoras da bancada negra.

Os parlamentares da bancada de oposição consideraram inadmissível que a Câmara Municipal de Porto Alegre autorize a entrada de agressores que cometem atos racistas e antissemitas. E lembraram que, quando representantes de alguma categoria de trabalhadores – como ocorreu recentemente com os cobradores de ônibus – tentam fazer alguma manifestação no plenário são recebidos por um forte aparato de segurança da Guarda Municipal e da Brigada Militar. A decisão de registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Combate à Intolerância pretende não deixar esse episódio passar batido, exigindo que medidas sejam tomadas contra os agressores e agressoras que participaram da ação.

Compareceram à Delegacia de Combate à Intolerância para o registro do boletim de ocorrência as vereadoras Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) Laura Sito (PT) e os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Jonas Reis (PT), Roberto Robaina (PSOL) e Leonel Radde (PT). Manuela D’Ávila também esteve na Delegacia para levar sua solidariedade às vereadoras. Após o registro do Boletim de Ocorrência, com apoio de dezenas de manifestantes da Frente Nacional Antiracista e de outras entidades, os parlamentares realizaram um ato simbólico antirracista em frente ao prédio da Delegacia.

Parlamentares e manifestantes realizaram ato antirracista em frente à Delegacia de Combate à Intolerância (Foto: Bruno Mendes/ Divulgação)

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora