Política
|
13 de setembro de 2021
|
17:34

PT confirma Edegar Pretto como pré-candidato ao governo do RS em 2022

Por
Sul 21
[email protected]
Edegar foi anunciado como pré-candidato ao lado dos ex-governadores Tarso (esq.) e Olívio (dir.) | Foto: Divulgação/Carol Ferraz
Edegar foi anunciado como pré-candidato ao lado dos ex-governadores Tarso (esq.) e Olívio (dir.) | Foto: Divulgação/Carol Ferraz

O PT confirmou nesta segunda-feira (13) o nome do deputado estadual Edegar Pretto como pré-candidato do partido para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022. O anúncio foi feito em evento que marcou o lançamento do movimento “Rio Grande e presente. Para toda a sua gente”, que teve a participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, do senador Paulo Paim e de deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do partido.

“Esse movimento que criamos foi para construir esse Rio Grande presente. Mas tudo isso pelo caminho do diálogo, sem ódio e revanchismo. Vamos conversar com quem estiver disposto a fortalecer o nosso projeto. Eu comecei muito cedo a minha caminhada, conheço o Rio Grande de ponta a ponta, e neste espírito coletivo, com o legado dos que vieram antes de nós, vamos caminhar para um futuro melhor”, disse Pretto.

Segundo o PT, a candidatura de Pretto foi chancelada pelas lideranças do partido e por debates que ocorreram em 27 regiões do Estado. “O deputado foi definido como nome que sintetiza a renovação do partido, por sua capacidade de diálogo, liderança política e compromissos com a base social. Com a confirmação do nome, também se confirma o projeto como alternativa viável aos campos democráticos que estarão mais próximos do ex-presidente Lula no RS”, disse o partido em nota.

No evento desta segunda, ele foi apresentado pelos ex-governadores Tarso e Olívio. “Temos uma tradição de estar numa mesma trincheira, em especial na luta pela democracia. Edegar recebe nossa experiência, e está à altura de levar adiante todo trabalho, não só das nossas administrações, mas de todas que trabalham de forma séria”, disse Tarso. “Edegar, tu és um herdeiro de um legado, que vem desde o tempo do teu pai, o saudoso Adão Pretto. Vamos em frente nesta luta, pois a política é a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas”, afirmou Olívio.

Natural de Miraguaí, Edegar Pretto tem 50 anos é filho de Adão Pretto, ex-deputado federal que faleceu em 2009. Edegar é formado em Gestão Pública e está em seu terceiro mandato como deputado estadual, tendo sido o mais votado do PT nas últimas três eleições para a Assembleia Legislativa. Ele também presidiu a Casa em 2017.

Presidente estadual do PT, o deputado federal Paulo Pimenta afirmou que, a partir dessa oficialização, o partido vai ampliar as discussões com siglas aliadas para a construção de um projeto alternativo aos últimos governos do Estado. Uma das expectativas do partido é que o ex-presidente Lula, provável candidato à presidência, venha ao Estado e possa participar de eventos ao lado de Edegar em alguns municípios gaúchos.

“Ainda temos um bom tempo de debate e diálogos, mas estamos motivados por uma grande unidade que vai garantir um palanque forte para o Lula no RS através da liderança do Edegar”, disse Primenta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora