Política
|
7 de julho de 2021
|
12:50

Livro propõe programa de luta ideológica contra o bolsonarismo

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

Nesta quarta-feira (7), às 19 horas, ocorre o lançamento do livro Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica, organizado por Aldo Arantes e editado pela Anita Garibaldi e a Expressão Popular. Além de autores da coletânea, o lançamento terá a apresentação de Pablo Gentili, doutor em Educação e professor da UERJ, secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina, e será transmitido pelo Youtube da ADJC (Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania). Autores dos textos da coletânea também participam do evento.

O debate central do livro parte de um diagnóstico de retrocesso civilizatório na conjuntura atual, que está relacionado com a negação da ciência, o retorno de ideias medievais e a utilização da mentira para a conquista da hegemonia cultural e a obtenção da hegemonia política. Essa síntese está na obra organizada por iniciativa de Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC, deputado na Constituinte de 1988, mestre em Ciência Política e membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB.

Entre os temas abordados estão análises sobre o golpismo da guerra híbrida, tecnologia, neurociência, redes sociais, a Operação Lava Jato, a judicialização da política, bolsonarismo, entre outros temas. A partir desse diagnóstico, a obra discute a necessidade da união de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica, destacando a necessidade de combinar a luta política com a luta ideológica. Então, é discutido um programa tático, identificando questões centrais e fazendo propostas concretas. O objetivo da tática é garantir o diálogo e despertar da consciência crítica para atrair para a luta política os setores que migraram em algum momento para o bolsonarismo. Assim, a plataforma está centrada na prospota de construção de uma frente ampla de luta ideológica.

O livro surgiu da constatação, pela ADJC, de que a extrema-direita, ao assumir a Guerra Cultural, conseguiu obter importantes vitórias no terreno ideológico e político e era necessário fazer um estudo aprofundado deste fenômeno para contribuir na formulação de um programa e de uma tática de luta ideológica para os setores democráticos e progressistas. 

A coletânea conta com especialistas em diferentes áreas relativas ao pensamento democrático e progressista, voltada para o combate ao avanço do obscurantismo que ganhou impulso com a ascensão da extrema direita. A obra reúne textos dos seguintes autores:

Professores João Cezar de Castro Rocha, Enoque Feitosa, Lorena Freitas e Mamede Said;

Advogados Aldo Arantes, Carol Proner, João Paulo dos Santos e Lúcio Flávio Dias;

Psicólogos sociais Paulo Maldos e Marcos Ferreira;

Especialista em redes sociais, Renata Mielli;

Jornalista e escritor Osvaldo Bertolino;

Neurocientista Sidarta Ribeiro;

Hackers Everton Rodrigues e Fabianne Balvedi.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora