Política
|
30 de julho de 2021
|
12:07

Conselho Universitário da UFRGS aprova nota de apoio ao impeachment de Bolsonaro

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Consun) aprovou, nesta sexta-feira (30), uma nota de apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Composto por membros da Academia e da sociedade, o órgão entende que o atual mandatário do Brasil não tem condições de permanecer no cargo. O documento, referendado em reunião online do grupo, destaca as vidas perdidas que poderiam ter sido poupadas caso o governo federal tivesse combatido o coronavírus de acordo com as orientações da ciência e de autoridades sanitárias . E ressalta também as descobertas da CPI da Covid. Ao todo, foram 52 votos favoráveis, 4 contrários e 10 abstenções. A votação foi secreta.

“Bolsonaro faz constantes ataques à nossa democracia, põe em xeque a transparência das eleições sem ter prova alguma de fraude. Os atos corruptos e negacionistas de seu governo são responsáveis por dezenas de milhares de mortes de brasileiros”, afirmou Tamyres Filgueira, proponente da nota, coordenadora do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da UFRGS (Assufrgs Sindicato) e coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (Neab).

Integrado por membros da reitoria, professores, técnicos, alunos e comunidade externa, este é o primeiro conselho universitário do país a emitir documento nesse sentido. Confira abaixo, a íntegra da nota:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do seu Conselho Universitário (CONSUN), reunido virtualmente nesta data, vem manifestar apoio ao pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Vivemos um momento muito grave no nosso país. Temos mais de meio milhão de vidas perdidas, vítimas da pandemia do COVID 19, mas vítimas também do negacionismo do governo federal, que tem tido como política agir de forma contrária às medidas apontadas pela ciência para combater a pandemia.

Já perdemos muitos colegas da universidade, familiares e amigos. A grande maioria dessas vidas poderia ter sido poupada se a aquisição das vacinas tivesse ocorrido de forma acelerada e em tempo hábil, facilitando a vacinação da população, como a emergência do momento demandava. Os indícios preliminares da CPI da pandemia, no Senado Federal, vêm demonstrando que, ao invés disso, o Governo Federal estava negociando a compra de vacinas visando propinas.

Assim sendo, o CONSUN se manifesta em apoio ao pedido de impeachment, pois considera que a universidade e seu conselho devem cumprir seu papel histórico posicionando-se de forma contundente diante da gravidade dos fatos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora