Mobilidade
|
28 de março de 2022
|
15:54

Sul21 e Editorial J lançam parceria

Por
Editorial J
[email protected]
Sul21 e Editorial J lançam parceria
Sul21 e Editorial J lançam parceria

O primeiro semestre letivo de 2022 começa com novidades no laboratório de jornalismo da Famecos. Além das produções próprias para o Editorial J, nos últimos meses os alunos trabalharam em reportagens para o Sul21, veículo de jornalismo independente de Porto Alegre. As matérias foram produzidas para a editoria de mobilidade urbana, com foco em acessibilidade, gênero e corte de isenções. Nesta semana, as reportagens começarão a ser publicadas no site do Sul21 e também no site do J. 

Durante a parceria, os alunos puderam aprofundar a vivência do trabalho em uma redação. Nas reuniões de pauta, realizadas junto com a editora Ana Ávila e o repórter Luís Gomes, os estudantes discutiram as ideias e receberam dicas e sugestões. Cada estagiário desenvolveu pautas, fez a apuração e escreveu sua reportagem. Todo o processo foi acompanhado pelos professores do J e pela equipe do Sul21. 

Laís Alves, estagiária do laboratório e responsável por reportagem sobre o corte das isenções nas passagens de ônibus de Porto Alegre, acredita que a parceria trouxe muitas vantagens para o seu aprendizado: “ampliou bastante nossa visão sobre como funciona o jornalismo. Ajudou a gente a desenvolver as competências que o jornalista precisa”, diz. Já para Lucas Rosa, que investigou a rotina de deficientes no transporte público, a experiência “mostrou o que é conhecer uma outra redação, além do trabalho constante com editores diferentes, agregando experiências diversas”. 

Lançado em 2010 e sediado em Porto Alegre, o Sul21 é um site de notícias independente administrado coletivamente pelos próprios profissionais envolvidos na redação. Pautas como antirracismo, questões de gênero e diversidade cultural são algumas das exploradas pelo veículo. Para Ana Ávila, a oportunidade de fazer a ponte entre a universidade e o mercado é muito positiva:  serve tanto pra galera conhecer um pouco mais de perto o nosso trabalho e produzir junto com a gente, quanto pra nós conhecermos quem ainda está na universidade e tem experiências e abordagens diferentes e ricas pra nos apresentar”, relata. 

Essa não é a primeira parceria do Editorial J com outros veículos. A série Caminhos para a Vitória do Globo Esporte RS, o Festival de Cinema de Gramado e o Atlas da Notícia foram alguns dos projetos que os alunos do laboratório já participaram. Segundo o professor Fábio Canatta, a parceria com o Sul21 é uma forma de tornar essas experiências práticas mais rotineiras e menos excepcionais.

A gente cria um ambiente que permite ao aluno ter o trabalho acompanhado e auxiliado por um professor, mas também fazendo com que o estudante esteja com o pé fora da faculdade, produzindo conteúdos que serão publicados por um veículo forte”, coloca. O coordenador do curso de jornalismo da PUCRS, Fábian Chelkanoff, acredita que a oportunidade de aprender de forma prática é fundamental no aprendizado: “escrever com professores junto, conviver com jornalistas do mercado, fazer o seu texto circular e depois publicar para que o público inteiro leia, eu acho que isso é uma diferença brutal”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora