Geral
|
28 de fevereiro de 2023
|
19:23

Primeiras unidades do Nenhuma Casa Sem Banheiro em Canoas são vistoriadas antes da entrega

Por
Sul 21
[email protected]
Visita às primeiras casas do projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro que estão em etapa de finalização, no bairro Guajuviras. em Canoas | Foto: Luiza Castro/Sul21
Visita às primeiras casas do projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro que estão em etapa de finalização, no bairro Guajuviras. em Canoas | Foto: Luiza Castro/Sul21

Técnicos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e da Prefeitura de Canoas realizaram nesta terça-feira (28) a vistoria em nove unidades do Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro — parceria que também envolve o governo estadual como financiador — que devem ser entregues até sexta-feira (3) pela empresa contratada para realizar as obras.

O Nenhuma Casa Sem Banheiro é um projeto que o CAU/RS vem implementando na Região Metropolitana de Porto Alegre em parceria com a Secretaria de Obras e Habitação (SOP) do Estado. Em dezembro de 2021, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Canoas com o objetivo de beneficiar 359 famílias que moram em residências sem banheiro ou com instalações precárias. Após fases inicias de seleção de beneficiários, de elaboração dos projetos e de licitação para contratação de empresa, as obras foram iniciadas em novembro de 2022.

Secretária-adjunta de Habitação de Canoas, a arquiteta Roberta Togni Pereira explica que uma unidade piloto já foi entregue pela empresa na casa de Patrícia Reis Machado, no bairro Guajuviras. Viúva, mãe de seis filhos, cinco dos quais moram na mesma casa, e beneficiária do Auxílio Brasil, Patrícia contou ao Sul21 em novembro que a família tomava banho de bacia, em dias frios, e de mangueira em dias de calor.

Agora, outras 36 unidades estão em etapa de conclusão das obras, das quais nove deverão ser entregues até sexta. “Esses banheiros estão praticamente prontos. A empresa entrega até sexta-feira (3) e, em seguida, vamos marcar uma vistoria do Estado para que, de fato, recebamos eles oficialmente”, diz Roberta.

 

Operário finaliza o banheiro em uma das casas vistoriadas | Foto: Luiza Castro/Sul21

Ela diz que, neste primeiro lote de banheiros, os técnicos da Prefeitura têm identificado uma série de ajustes que precisam ser feitos, mas pontua que esse momento faz parte do processo de maturação do projeto e que, para as próximas etapas, o ritmo deve ser acelerado.

“A gente faz agora a força-tarefa para entregar as primeiras unidades e estamos focando para que estas entregas sejam o reflexo do que será uma entrega boa para o restante das unidades sanitárias. Alguns projetos tiveram que ser ajustados. Muitas vezes a realidade das famílias mudou — entre o início do programa e agora –, então alguns projetos precisam de alteração”, explica.

Um dos beneficiados que está com o banheiro quase finalizado em casa é Gilnei Herter, que mora em uma casa de alvenaria, não acabada, também no bairro  Guajuviras, ao lado da esposa e de três filhos, de 12, 9 e 5 anos. Ele destaca que tinha um banheiro anteriormente, mas que ele não era finalizado. “É um dinheiro que a gente às vezes não tem para construir”, diz.

Ele afirma que o banheiro recebido “ficou muito bom” e que trará benefícios à higiene e à saúde da família. “Se tu não tiver o esgoto descartado corretamente, provavelmente ele vai te trazer péssimas condições de saúde. Estando tudo instalado, certinho, vai ajudar bastante”, afirma.

Chefe de Gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares também avalia que, após a entrega do primeiro lote, as obras dos demais devem ganhar celeridade.

“Acompanhamos os nove banheiros que estão sendo executados pela empresa e tivemos uma boa impressão neste momento. Claro que há questões que precisam ser resolvidas, mas são detalhes. É importante também que o corpo técnico da Prefeitura de Canoas está fazendo a fiscalização desses banheiros”, diz. “Nós estamos imaginando que os 359 banheiros se concluam até o segundo semestre deste ano”, complementa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora