Geral
|
28 de junho de 2022
|
19:12

Ato contra privatização da Corsan reúne milhares de pessoas em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Manifestantes em caminhada pelas ruas da Capital. Foto: Sindiágua/RS/Divulgação
Manifestantes em caminhada pelas ruas da Capital. Foto: Sindiágua/RS/Divulgação

O movimento RS pela Água realizou um ato nesta terça-feira (28) contra a privatização dos serviços de saneamento no Estado. A mobilização, liderada por Sindiágua-RS, Simpa e movimentos populares teve início às 11h, em frente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na rua 24 de Outubro, seguindo em caminhada até a Praça da Matriz, onde encerrou por volta das 15h30, reforçando as demandas ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa. “A nossa luta é todo dia, a nossa água não é mercadoria” e “Não, não não, à privatização”, foram algumas palavras de ordem durante o ato.

“Hoje é dia de derrubar a privatização e mostrar que a comunidade quer a água para todos e não tratada como mercadoria”, destacou o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch. Servidores dos mais de 300 municípios atendidos pela Corsan se deslocaram das suas localidades para integrar o ato que contou com mais de cinco mil manifestantes, segundo os organizadores.

“Veio muita gente. Teve mobilização de funcionários da Corsan e do Dmae,  mas com grande participação da sociedade civil organizada, entidades que defendem o saneamento público. Foi um grande ato democrático e de dignidade para defender um bem que é de todos”, observou Wünsch.

Na Assembleia Legislativa, o líder da bancada do PT, deputado Pepe Vargas, conclamou o governador Ranolfo Vieira Junior a reverter o processo de privatização da Corsan. “Infelizmente o governo do Estado insiste com a política de privatizações, apesar da promessa feita pelo então candidato Eduardo leite que não iria privatizar o Banrisul e a Corsan”.

Pepe lembrou que o ex-governador Leite mudou de posição após as eleições. “Quando sentou na cadeira de governador, encaminhou o pedido de privatização da Corsan”. O líder do PT destacou que em diversos países no mundo processos de privatizações de serviços essenciais vêm sendo revertidos. “Onde a privatização correu é fracasso”, alertou. “Além de não garantir a universalização dos serviços de saneamento, o resultado tem sido tarifa alta e lucro elevado para as empresas que adquiriram essas empresas”, destacou.

A deputada Sofia Cavedon também saudou a mobilização em defesa da água pública. Para Sofia, foi uma mobilização histórica que uniu trabalhadores e trabalhadoras do saneamento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul inteiro “irmanados na defesa da água pública”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora