Geral
|
17 de maio de 2022
|
15:08

Tempestade subtropical deve atingir RS com maior intensidade a partir das 20h

Por
Sul 21
[email protected]
Faixa vermelha no mapa do RS marca a região que deve ser a mais atingida pelo ciclone. Foto: Reprodução/Defesa Civil
Faixa vermelha no mapa do RS marca a região que deve ser a mais atingida pelo ciclone. Foto: Reprodução/Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul prevê que a tempestade subtropical Yakecan deverá atingir o Estado entre as 20h desta terça-feira (17) e a madrugada de quarta (18). Os maiores riscos ocorrem em consequência das intensas rajadas de vento que devem variar entre 80 km/h e 110 km/h sobre todo o RS, principalmente nas áreas da faixa litorânea, Região Metropolitana da Capital e Serra.

“A projeção é de que o período de maior incidência ocorra a partir das 20h. Os ventos irão se intensificar na madrugada, com a temperatura baixando. Temos previsões de neve para a serra e de temperaturas bem baixas no Estado. A partir da madrugada, os ventos se intensificam, principalmente no litoral”, afirma o coronel Júlio César Rocha Lopes, coordenador estadual da Defesa Civil do RS.

Inicialmente, a tempestade foi classificada como extratropical, pois se formou em uma região fria e costuma ocorrer no Estado. No entanto, após se deslocar para uma região aquecida, a tempestade encontrou condições para se intensificar, alterando sua classificação para tempestade subtropical. Ao longo do dia, a tempestade se aproximará ainda mais do continente, a partir do extremo Sul, e irá avançar pela costa. A projeção da Defesa Civil é de que, a partir desta quarta (18), a tempestade já se afaste do Estado, com a diminuição gradual dos ventos. No entanto, o mar continuará agitado.

Como os maiores riscos estão relacionados a rajadas de vento intensas, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos como queda de árvores, postes de energia elétrica e de destelhamentos. A previsão é de que o mar fique bastante agitado, com possibilidade de ressaca e a formação de ondas de até 4 metros.

Em Porto Alegre, a Defesa Civil acionou a Comissão Permanente de Atuação em Emergências, órgão responsável por dar o primeiro atendimento à população com mediadas de proteção. Segundo o órgão, as equipes estão de prontidão. A orientação é para as pessoas evitarem transitar na rua durante o período da tempestade, se abrigar em local seguro e não enfrentar o mau tempo.

Em caso de ter a residência atingida por vegetação (árvores) ou destelhamento, a Defesa Civil recomenda que as pessoas busquem abrigo nas estruturas da Prefeitura por meio da Fasc ou no abrigo temporário montado no Ginásio Tesourinha. Quem precisar pedir ajuda pode ligar para o número 156, da Prefeitura, ou 199, de emergência da Defesa Civil.

A Portos RS decidiu suspender as operações portuárias no Porto do Rio Grande e também nos portos de Pelotas e Porto Alegre, a partir das 13h desta terça-feira (17) até as 7h de quarta (18), em decorrência dos avisos meteorológicos e da nota oficial da diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, emitida nesta segunda-feira (16). Segundo o comunicado da autoridade portuária, a decisão considera a previsão de ventos fortes causados pela tempestade subtropical que avança pelo Sul do país.

  • Conferir as condições do telhado de suas residências
  • Verificar as condições de janelas e portas das suas residências
  • Manter as entradas (como portas, janelas e vãos) das residências bem fechados e protegidos
  • Não se abrigar embaixo de árvores, postes, placas de sinalização e de outdoors, pois com o vento podem cair
  • Se um fio elétrico cair no chão, contate a companhia elétrica da sua região. Não mexa nos fios elétricos, pode haver risco de eletrocussão
  • Retirar os equipamentos eletrônicos das tomadas, para evitar que, em caso de falhas ou descargas de energia, queimem
  • Fechar o registro da mangueira do botijão de gás, evitando vazamentos se ele for atingido
  • A população deve ficar atenta às comunicações das autoridades e aos alertas da Defesa Civil.
  • Para receber os alertas da Defesa Civil, recomenda-se fazer um cadastro enviando um SMS para o número 40199.
  • A Defesa Civil pode ser contatada por meio do telefone 199, enquanto o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora