Geral
|
15 de março de 2022
|
08:19

Democracia e Direitos Fundamentais lança programa semanal no Youtube

Por
Sul 21
[email protected]
Primeiro debate terá Tarso Genro e Rogério Viola Coelho como convidados (Divulgação)
Primeiro debate terá Tarso Genro e Rogério Viola Coelho como convidados (Divulgação)

O site Democracia e Direitos Fundamentais lança nesta terça-feira (15), às 19h, um programa semanal de debates, em seu canal no Youtube. Com apresentação da jornalista Sandra Bitencourt, o primeiro programa terá como tema a Emenda Constitucional dos Precatórios e terá como convidados os advogados Tarso Genro e Rogério Viola Coelho. Os dois advogados, que atuam na defesa de servidores públicos, em especial na esfera federal, analisarão a ação de inconstitucionalidade movida pela OAB e que deve entrar na pauta de julgamentos do STF ainda no primeiro semestre.

Aprovada em dezembro pelo Congresso Nacional, a PEC dos Precatórios permite ao Governo reduzir para quase a metade o valor destinado aos pagamentos das indenizações em 2022. Inicialmente, o valor reservado para precatórios no orçamento deste ano era R$ 89 bilhões. Com a PEC, o governo terá que pagar apenas R$ 45 bilhões.

Para Rogério Viola Coelho, não se trata de um calote, mas um empréstimo ilegal. “Não chamaria de calote. É um empréstimo compulsório feito à margem da Constituição. Portanto, é uma emenda inconstitucional”.

A ação da OAB questiona tanto a tramitação formal da PEC no Congresso quanto o conteúdo da mudança. Um dos principais dispositivos alvos do pedido de suspensão da medida pela entidade é justamente o que limita o pagamento de precatórios até 2026. Além disso, a OAB também pede a retirada da despesa com precatórios do teto de gastos, com a garantia do pagamento total em cada ano.

“Eles criaram um conflito distributivo artificial para não pagar quem mais precisa e para descumprir as obrigações da União, especialmente com servidores públicos, que contavam com esses recursos para garantir sua sobrevivência”, acrescenta Tarso Genro.

O sociólogo Jorge Branco, diretor-executivo do DDF, ressalta que a discussão do primeiro programa sinaliza o que vai ser tema da TV DDF no YouTube. “O programa Direitos Fundamentais terá sempre como ponto de partido os assuntos jurídicos relevantes que estão na pauta dos tribunais superiores, mas sempre com a preocupação de esclarecer e demonstrar os impactos que as decisões têm nas questões democráticas e na vida das pessoas”.

Além do programa Direitos Fundamentais, a TV DDF também lançará em breve o programa Democracia é Fundamental, abordando temas mais relacionados com a política e com a análise da pauta de projetos em tramitação no Congresso Nacional. Para acessar e se inscrever, basta acessar o canal da TV DDF.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora