Geral
|
9 de dezembro de 2021
|
11:49

Polícia Federal prende cacique da Terra Indígena de Serrinha em investigação sobre duplo homícidio

Por
Sul 21
[email protected]
Cerca de trezentos policiais participam da ação na Terra Indígena Serrinha. (Foto: Divulgação/PF)
Cerca de trezentos policiais participam da ação na Terra Indígena Serrinha. (Foto: Divulgação/PF)

O cacique da Terra Indígena de Serrinha, Márcio Claudino, e outras oito pessoas foram presas pela Polícia Federal nesta quinta-feira (9), em Passo Fundo. Batizada de Operação “Kãgtén”, que na língua Kaingang significa “matar” ou “fazer matança”, a ação apura a autoria e circunstâncias de dois homicídios ocorridos no território no dia 16 de outubro, além de outros delitos praticados, como tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e incêndio criminoso.

Leia mais:

Terra e poder: uso de áreas indígenas por produtores rurais produz dinheiro e violência

Com apoio da Brigada Militar, policiais federais cumprem na comunidade indígena e na cidade de Ronda Alta, nove mandados de prisão preventiva contra os envolvidos no duplo homicídio e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Passo Fundo.

A investigação indica que aproximadamente vinte indígenas, que haviam sido expulsos da comunidade, estavam reunidos com o objetivo de protestar contra a liderança da Serrinha, quando foram cercados e surpreendidos por um grupo armado de dezenas de apoiadores ligados ao cacicado, que dispararam contra os manifestantes e atingiram os dois indígenas que foram mortos. O restante do grupo que protestava conseguiu fugir, apesar de ser perseguido e de ter sofrido disparos de arma de fogo.

Posteriormente, os agressores ainda depredaram o estabelecimento onde o grupo manifestante estava reunido, conhecido como “Recanto do Inácio”, e atearam fogo em quatro veículos deixados pelas vítimas.

Na ação, a Polícia Federal também cumpre 11 mandados de busca para apurar os crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo e munições por indivíduos ligados à liderança da comunidade, fato que é objeto de inquérito policial instaurado em 2019, na Operação Vênh Gênh – cuja tradução é “juntar-se para fazer guerra”.

Com uma população de aproximadamente 3,5 mil indígenas, a Terra Indígena Serrinha está envolvida em violentos confrontos decorrentes do arrendamento das terras para produtores não indígenas. Em 2017, o antigo cacique foi assassinado em uma emboscada. Apesar de ilegal, a prática é histórica, conforme detalha reportagem do Sul21 publicada também nesta quinta-feira (9).

Na ação de hoje, participam 300 policiais da PF no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Brasília, do 3º Batalhão de Polícia de Choque, do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto e do Comando Rodoviário da Brigada Militar, e do Corpo de Bombeiros Militar com equipes paramédica e de combate a incêndio para eventuais necessidades.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora