Geral
|
23 de outubro de 2021
|
13:37

Trecho 3 da Orla do Guaíba é aberto ao público; veja fotos

Por
Sul 21
[email protected]
Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Na manhã deste sábado (23), o trecho 3 da Orla do Guaíba, localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com 1,6 quilômetro de extensão, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, foi entregue à população. As obras começaram em outubro de 2019.

O espaço público inaugurado hoje, sem cerimônia oficial, conta com 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, arquibancadas, pista de caminhada, vestiário, ciclovia, iluminação em LED, câmeras de monitoramento, estacionamento para 150 veículos, três opções de bares (que devem entrar em funcionamento nos próximos dias) e a maior pista de skate da América Latina.

Foram investidos R$ 53,4 milhões na execução da revitalização do complexo. O parque faz parte do projeto de embelezamento da Orla do Guaíba, projetado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

As quadras e estruturas de apoio à prática de esportes estarão abertas das 8h às 20h, gratuitamente, todos os dias da semana. No entanto, é preciso agendar o uso do espaço. O endereço eletrônico é agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br. No ambiente virtual, os usuários poderão verificar as quadras e horários disponíveis para o uso. Os agendamentos são de 1 hora. Não é necessário agendar o uso da pista de skate.

No site, o usuário fará login e selecionará a estrutura que deseja agendar, escolhendo o dia e horário que deseja. Ele também informará o nome, e-mail, telefone e CPF do responsável pelo agendamento. Após isso o sistema faz a reserva, gerando um protocolo e enviando um e-mail de confirmação.

O trecho 3 da Orla do Guaíba foi projetado e executado visando ser 100% acessível. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23% dos porto-alegrenses possuem algum tipo de deficiência.

Além das inúmeras rampas de acesso, dos corrimãos próximos à arquibancadas, e das vagas reservadas no estacionamento, foi executada a rota tátil. “Esta rota é composta por piso podotátil, de dois tipos, o direcional e o de alerta, utilizado para sinalizar obstáculos. Para a instalação do piso foram realizados 100 mil furos em toda a extensão do trecho” explica a Coordenadora de Projetos e Obras para Acessibilidade da SMOI, Alda Gislaine. Além das intervenções para mobilidade, banheiros, vestiários e até os playgrounds possuem equipamentos para garantir acessibilidade.

Outra intervenção voltada à acessibilidade foi a execução de uma conexão entre a Orla trecho 3 e o Parque Marinha do Brasil, pela avenida Edvaldo Pereira Paiva. Anteriormente, o caminho entre a Orla e o Marinha era dificultado devido ao canteiro central existente. No local foi construída uma grande rampa, acessível, que é seguida de uma passagem de nível, que deixa a via no mesmo nível da calçada. Sendo assim, não há necessidade de rampas, o que deixa a travessia mais segura. Neste acesso está localizado o mapa tátil, onde o deficiente visual terá todas as informações em braille.

Confira mais fotos:

Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Footo: Giulian Serafim/PMPA
Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Abertura do Trecho 3 da Orla do Guaíba. Footo: Giulian Serafim/PMPA
Imagens aéreas do Trecho 3 da Orla liberado para uso do público. Foto: Marco Lucas/GM PMPA

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora