Geral
|
16 de agosto de 2021
|
07:53

Militantes do Movimento Negro pedem que UFRGS conceda título de Dr. Honoris Causa para Oliveira Silveira

Oliveira Silveira (Foto: Tânia Meinerz/Divulgação/UFRGS)
Oliveira Silveira (Foto: Tânia Meinerz/Divulgação/UFRGS)

Militantes do Movimento Negro estão propondo que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conceda o  título de Doutor Honoris Causa ao pesquisador, escritor e poeta Oliveira Silveira. Nascido em  Rosário do Sul, em 16 de agosto de 1941, Oliveira Silveira  foi professor formado em Letras na UFRGS, tendo exercido o magistério por muitos anos em Porto Alegre. Foi um dos intelectuais negros de maior destaque no Estado  e também em nível nacional, participando de debates, encontros e mobilizações do movimento negro.

No período de 1971 a 1978, participou do Grupo Palmares, sendo também o mentor do estabelecimento do dia 20 de Novembro – data da morte de Zumbi dos Palmares em 1695 – como o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971, em Porto Alegre no Clube Negro Marcílio Dias.  

Por toda essa sua contribuição intelectual para cultura do Brasil, os proponentes da honraria querem dar visibilidade a essa figura história e também a todos os grupos do Movimento Negro do Estado. O processo está em tramitação no Conselho da Unidade de Letras e posteriormente será encaminhado ao Conselho Universitário da UFRGS para apreciação.

De acordo com Wellignton Porto, estudante de Letras da UFRGS, militante do Afronte Negro e um dos organizadores dessa reivindicação dentro da universidade,“A proposta de título a Oliveira Silveira é uma forma de dar visibilidade a um dos fundadores do Grupo Palmares, que este ano completa 50 anos. Além disso,  também tem o intuito de oxigenar a organização do Movimento Negro na UFRGS e dar uma resposta a política racista e genocida do atual Governo, que recentemente tentou apagar o acervo histórico de Oliveira Silveira da Fundação Palmares”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora