Geral
|
10 de julho de 2021
|
14:01

Mulher é presa após protestar contra motociata de Bolsonaro em Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
Testemunhas gravaram o momento em que a mulher é detida | Foto: Reprodução
Testemunhas gravaram o momento em que a mulher é detida | Foto: Reprodução

A Brigada Militar prendeu pouco antes do meio-dia deste sábado (10) uma mulher que protestava contra a passagem da motociata do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela Av. Venâncio Aires, em Porto Alegre.

Circula nas redes sociais um vídeo em que a mulher é levada algemada por policiais e em que testemunhas questionam os agentes sobre o motivo da prisão, indicando que ela teria sido detida por estar “batendo panela” em protesto contra o presidente. Um trecho do vídeo foi compartilhado pelo vereador Matheus Gomes (PSOL).

 

Em conversa com o Sul21, uma testemunha do episódio disse que viu dois brigadianos segurando a mulher e a levando para o posto de gasolina que aparece nas imagens do vídeo. Segundo a testemunha, logo em seguida, chegou uma nova viatura da BM para auxiliar na prisão.

O relato das testemunhas é de que a mulher estava batendo panela próximo à passagem das motos que acompanhavam o presidente quando foi agarrada por trás pelos brigadianos. A informação passada pelos próprios policiais aos presentes no local é de que a mulher foi levada para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, localizada no Palácio da Polícia.

Inicialmente, a Comunicação da Brigada Militar confirmou que a prisão foi efetuada, mas negou que o motivo teria sido o protesto. Posteriormente, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse, por meio de nota, que a mulher estava ameaçando participantes da motociata. A pasta informou que ela assinou um termo circunstanciado por desobediência e foi liberada.

“Durante a manifestação de motociclistas pela Capital, por volta das 12h, um grupo de manifestantes contrários formou-se próximo aos cruzamentos entre as Av. João Pessoa e Av. Venâncio Aires. Uma das manifestantes, de 47 anos, começou a ameaçar os motociclistas que passavam, quando foi abordada e solicitada por diversas vezes a se afastar do leito da via, de forma a evitar possível acidente. Apesar das repetidas tentativas das PMs de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar um dos motociclistas e manteve as ameaças de agressão. Em razão disso, a mulher foi contida por policiais femininas no local e conduzida até a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde, após produção de termo circunstanciado por desobediência, foi liberada. Apesar de ser o único incidente registrado, em uma situação específica, onde apontam evidências que justificam o recolhimento da manifestante, ainda assim a BM abrirá procedimento para apuração, em nome da transparência e do rigor com os fatos”, diz a nota da SSP.

O governador Eduardo Leite se pronunciou sobre o episódio nas redes sociais, dizendo que a Brigada Militar atuou para “garantir a ordem e a segurança a manifestantes de ambos os lados” e que a mulher teria feito ameaças e desacatado policiais.  A postagem do governador foi acompanhada por um vídeo, mas imagens, por si só, não corroboram a nota do SSP e o seu posicionamento.

 

*A matéria foi atualizada com a nota da SSP às 14h45. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora