Educação
|
17 de março de 2023
|
15:56

Coordenadores de cursos da UFRGS repudiam exclusão de ciências humanas de concurso da Seduc

Por
Sul 21
[email protected]
Escola Presidente Roosevelt, em Porto Alegre. Foto: Luiza Castro/Sul21
Escola Presidente Roosevelt, em Porto Alegre. Foto: Luiza Castro/Sul21

Coordenadores de cursos de graduação e do mestrado profissional em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS divulgaram nesta sexta-feira (17) uma nota pública em que criticam a decisão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de realizar um concurso público sem a previsão de vagas para professores formados em Filosofia, Sociologia e História. Anunciado na terça-feira (14), o concurso que prevê 1,5 mil vagas é o primeiro a ser realizado para rede estadual de educação em 10 anos.

Na nota, os coordenadores dos cursos de Políticas Públicas, Filosofia, História e Ciências Sociais dizem que foram surpreendidos pelo edital do concurso não prever vagas paras as áreas.

“Essas disciplinas fornecem ferramentas para que se reflita criticamente sobre questões como justiça social, igualdade, diversidade, participação política, direitos humanos e cidadania. Além disso, estimulam a capacidade de análise e interpretação de textos e fontes históricas, desenvolvendo habilidades essenciais para que o aluno se situe no mundo em que vive. E para que possa compreender também a dimensão dos seus direitos e responsabilidades compartilhadas socialmente”, diz a nota.

Os coordenadores pontuam que a preocupação com a situação do ensino de ciências humanas na educação básica do Rio Grande do Sul vem de anos. “Por meio da criação de diversas disciplinas com práticas pedagógicas pelos nossos departamentos, de nossas sucessivas participações em programas de iniciação à docência (PIBID e Residência Pedagógica) e da instalação de nossos mestrados profissionais, atestamos, nos últimos 10 anos, nosso forte compromisso com a formação de professores para o ensino público do Estado. Um compromisso totalmente ignorado neste primeiro concurso depois de uma década”, afirmam.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora