Educação
|
15 de janeiro de 2023
|
10:14

Apagamento das mulheres na história foi tema da Redação do vestibular da UFRGS

Por
Sul 21
[email protected]
Primeiro dia de Vestibular teve Redação e outras provas | Foto: Ana Terra Firmino/UFRGS
Primeiro dia de Vestibular teve Redação e outras provas | Foto: Ana Terra Firmino/UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul21 (UFRGS) realizou neste sábado (14) o primeiro dia do Vestibular 2023. com provas de de Redação, História, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática [confira o gabarito]. O tema da Redação, “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”, foi muito celebrado nas redes sociais por estudantes que prestaram a prova e internautas.

A proposta do tema parte de um artigo escrito pela juíza do Trabalho Daniela Valle R. Muller para a revista Carta Capital, em 2019.

“A verdade é que passamos a enxergar o que já acontece faz tempo, afinal, o apagamento da mulher na história e/ou a diminuição do seu papel eram tidos como ‘naturais’ e só passaram a ser percebidos como problema há pouco tempo.” Muller cita exemplos de apagamentos de mulheres na História e defende que “resgatar a memória de luta das mulheres é uma necessidade para enfrentar, hoje, o retrocesso representado pela opressão machista e patriarcal; portanto, conhecer, registrar e divulgar os feitos das mulheres, suas lutas, suas ideias, suas estratégias de solidariedade e enfrentamento é dar nova vida a essas guerreiras, evitando que fiquem nos registros históricos como derrotadas e insignificantes”, diz o artigo, que foi apresentado no caderno da prova.

De acordo com a UFRGS, a prova de Redação pedia que o vestibulando simulasse fazer parte de um grupo universitário de caráter heterogêneo que estuda e debate assuntos da contemporaneidade. “Na situação hipotética, o texto de Daniela Valle R. Muller é lido para o grupo e gera caloroso debate em que alguns colegas concordaram completamente com a autora e outros discordaram veementemente. O professor coordenador da atividade pede que sejam criados textos dissertativos que apresentem claramente um posicionamento acerca das opiniões lançadas pela juíza”.

Confira algumas reações ao tema:

O Vestibular da UFRGS segue neste domingo com as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Os portões dos locais de prova abrem às 13h30 e serão fechados pontualmente às 14h.

O concurso tem 21.969 candidatos, dos quais 12.771 são para a modalidade Acesso Universal e 9.198 candidatos que optaram por uma das oito modalidades de Ações Afirmativas (cotas). Ao todo, 4.008 vagas são oferecidas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora