Educação
|
24 de agosto de 2022
|
13:54

Toma posse a nova diretoria da ADUFRGS-Sindical

Por
Duda Romagna
[email protected]
Porto Alegre, 24/08/2022: Posse da nova diretoria da Adufrgs sindical. Foto: Luiza Castro/Sul21
Porto Alegre, 24/08/2022: Posse da nova diretoria da Adufrgs sindical. Foto: Luiza Castro/Sul21

Nesta terça-feira (23), a nova diretoria da ADUFRGS-Sindical tomou posse em solenidade na sede da entidade, em Porto Alegre. Eleita em chapa única para o triênio 2022-2025, a diretoria tem como presidente Jairo Alfredo Genz Bolter, diretor de Relações Sindicais na última gestão e professor do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Campus Litoral Norte, e como vice-presidenta Ana Boff de Godoy, vice-presidenta do Conselho de Representantes na última gestão e chefe do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A transmissão dos cargos foi feita durante uma Assembleia Geral, com a apresentação da prestação de contas do último período seguida da posse da nova diretoria e do Conselho de Representantes.

Jairo Bolter, que já compunha a gestão passada, assume como presidente. Foto: Luiza Castro/Sul21

Ao tomar posse, Jairo Bolter afirmou que seguirá os passos da gestão anterior e destacou a importância da educação no contexto das eleições. “Nos próximos dias teremos que intensificar nosso trabalho dentro das nossas limitações para ajudarmos a reconstruir o estado e o país. Vamos trabalhar para eleger políticos que valorizam a educação e a ciência e que acreditam que o desenvolvimento da nossa nação se constrói com fortes investimentos na educação pública e na ciência, e não os que atacam as nossas instituições. Vamos atuar fortemente para convencer a nossa base que todos precisam votar neste momento, não podemos deixar de ir às urnas. O país precisa de nós, as nossas instituições de ensino precisam de nós e o povo precisa de nós.”

Amarildo Pedro Cenci, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul, também esteve presente na cerimônia e reforçou a importância da luta sindical, desejando êxito para a diretoria empossada. “A gente precisa afirmar essa luta sindical, essa luta civilizatória, estando à frente, coordenando junto com os colegas que compõem essa direção, fortalecendo esse tecido social para que garanta as mudanças e as transformações que tanto nós precisamos para a sociedade e para o nosso país”, afirmou.

Amarildo Cenci, da CUT-RS, reforçou a importância da luta sindical unificada. Foto: Luiza Castro/Sul21
Presidente da UEE-RS, Airton Silva, falou sobre a integração entre movimentos estudantis e trabalhadores da educação. Foto: Luiza Castro/Sul21

Também prestigiou o evento Airton Santos, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) do Rio Grande do Sul, que renovou a parceria entre as entidades para assuntos que tangem as instituições públicas de ensino. “Nós temos uma boa relação com a ADUFRGS por tudo que travamos, contra os cortes, a favor da autonomia universitária. Esses são momentos em que a gente unifica as pautas. É a luta dos trabalhadores com os estudantes para conseguirmos avançar e ampliar nossa rede de influência.”

Novos diretores:

Presidente: Jairo Alfredo Genz Bolter/UFRGS – Campus Litoral Norte

Graduado, mestre e doutor em Desenvolvimento Rural. Professor do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS – Campus Litoral Norte. É coordenador da Especialização em Cooperativismo e professor do PGDREDES. Foi membro do Conselho Universitário – CONSUN (2017/2020). Foi diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical na gestão 2015/2018 e diretor de Relações Sindicais na gestão 2019/2022, e membro do Conselho Deliberativo – CD do PROIFES-Federação.

Vice-Presidenta: Ana Boff de Godoy/UFCSPA – Departamento de Educação e Humanidades

Licenciada, mestre e doutora em Letras. Atual chefe do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, em segundo mandato. Membro do CONSEPE e CPPD. Foi conselheira do Conselho Universitário – CONSUN por dois mandatos consecutivos. Vice-presidente do Conselho de Representantes – CR da ADUFRGS-Sindical na gestão 2019/2022.

1º Secretária: Regina Rigatto Witt/UFRGS – Escola de Enfermagem (Aposentada)

Graduada em Enfermagem, mestre em Saúde Pública, doutora em Enfermagem. Foi credenciada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Exerceu a função de vice-diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS de 2013 a 2016. Foi membro da diretoria da ADUFRGS-Sindical em duas gestões.

2º Secretário e Diretor Social e Cultural: Adauto Locatelli Taufer/UFRGS – Colégio de Aplicação

Graduado, mestre e doutor em Letras. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS e integrante da equipe de coordenação no curso de especialização em Ensino de Língua Inglesa e Literatura (CAp/UFRGS). Membro do GT de Direitos Humanos da ADUFRGS-Sindical e do PROIFES-Federação.

1º Tesoureiro: Eduardo Rolim de Oliveira/UFRGS – Instituto de Química

Graduado e mestre em Química, doutor em Farmacoquímica pela Université Paris XI. Professor do Departamento de Química Orgânica. Foi presidente da ADUFRGS (2005-2009) e presidente do PROIFES (2012-2018). Tesoureiro da ADUFRGS-Sindical na gestão 2019/2022 e atual diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e diretor de Previdência Complementar da ANAPAR.

2º Tesoureiro e Diretor de Assuntos Jurídicos: Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva/IFRS

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Genética e Biologia Molecular e doutor em Fitotecnia. Professor titular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Porto Alegre. Foi 1º Tesoureiro da ADUFRGS-Sindical na gestão 2009-2011. Presidiu a comissão fiscal da ADUFRGS por dois mandatos consecutivos (2016-2019 e 2020-2022). Membro da Comissão Executiva do Conselho Fiscal do PROIFES-Federação (2016-2022) e do Conselho de Representantes – CR da ADUFRGS-Sindical.

Diretor de Assuntos da Carreira do MS – Magistério Superior: Elizabeth de Carvalho Castro/UFCSPA – Departamento de Ciências Básicas da Saúde

Graduada em Ciências Biológicas e mestre em Genética e Biologia Molecular. Foi coordenadora do curso de Biomedicina noturno da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA e atualmente é chefe do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da mesma universidade e membro do CONEPE. Integrou a diretoria da ADUFRGS-Sindical (2009-2011).

Diretor de Assuntos da Carreira do EBTT – Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Roger Sauandaj Elias/IFSUL – Campus Sapucaia do Sul

Mestre e licenciado em História, professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul – Campus Sapucaia do Sul. Responsável pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) desse campus de 2015 a 2021. Atualmente coordena o curso FIC EJA/EPT de Monitoramento Individual. Membro do Conselho de Representantes – CR da ADUFRGS-Sindical, triênio 2019-2021.

Diretora de Comunicação: Ana Karin Nunes/UFRGS – Fabico

Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas, especialista em Gestão Universitária, mestre em Comunicação Social, doutora em Educação. Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), pesquisadora e extensionista em temas relacionados ao planejamento estratégico de comunicação e relações públicas, comunicação para gestão de crise e gestão de riscos.

Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência: Mariliz Gutterres/UFRGS – Escola de Engenharia (Aposentada)

Graduada em Engenharia Química, mestre em Engenharia de Materiais, doutora em Química pela TU Bergakademie Freiberg, professora titular (aposentada) na Escola de Engenharia (EE) da UFRGS no Departamento de Engenharia e Química e Programa de Pós-graduação. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação e da Comissão de Pesquisa da EE. É docente convidada e bolsista de Produtividade do CNPq.

Diretor de Relações Sindicais: Maria Cristina Martins/UFRGS – Instituto de Letras

Graduada, mestre e doutora em Letras. É professora de latim do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Integra o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Membro titular da CPPD (2020-2022). Membro do CR e do Conselho Fiscal da ADUFRGS-Sindical (2019-2022). Participou da diretoria da ADUFRGS-Sindical (2009-2011).

Confira mais fotos do evento:

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Com informações da ADUFRGS-Sindical.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora