Educação
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1 de junho de 2021
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14:08

RS avalia aprendizado de alunos na pandemia com prova que tem respostas na internet

Por
Luís Gomes
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Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul começou a aplicar no último dia 24 de maio a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS” em todas as 24 mil escolas da rede estadual de ensino. As provas, que serão empregadas de forma escalonada até o dia 11 de junho para alunos do Ensino Médio, têm o objetivo de identificar os ganhos e as perdas de aprendizagem ocorridas na educação como consequência da pandemia. Contudo, professores denunciam que a prova que está sendo aplicada no Rio Grande do Sul é idêntica a usada em avaliação de Minas Gerais e já está disponível na íntegra na internet.

A prova foi elaborada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), trazendo questões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo explicou a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, na apresentação do programa, a ideia é que os professores utilizem os resultados para reforçar a recuperação de conteúdos em 2021.

“A iniciativa, realizada ao lado das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores ações para resgatar as aprendizagens que foram prejudicadas pelo longo período sem aulas presenciais”, disse a secretária.

Contudo, Felipe Augusto Kopp, professor de uma escola estadual da cidade de Santa Cruz do Sul, onde a avaliação foi aplicada na semana passada, diz que provas idênticas às aplicadas na escola já haviam sido empregadas em outros locais. Além disso, relata que a situação também foi observadas em escolas de outras cidades do Estado.

“O que acontece é que essas provas estão disponíveis na internet, porque elas foram aplicadas exatamente iguais em outro Estado. Tem uma prova em Minas Gerais que é exatamente a mesma prova, não muda nem a ordem das questões. A prova está disponível na internet e o gabarito também”, diz.

Na imagem abaixo, é possível ver a primeira página da prova aplicada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, como parte da avaliação diagnóstica de 2021, aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. A íntegra da prova está disponível aqui.

Primeira questão de Língua Portuguesa de avaliação diagnóstica aplicada em Minas Gerais | Foto: Reprodução

A seguir, a primeira página da prova aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em Santa Cruz do Sul, conforme foto feita pelo professor Felipe Kopp.

Primeira questão da prova de Língua Portuguesa da Avaliar é Tri | Foto: Reprodução

A página seguinte da prova da Avaliar é Tri, ver abaixo, também é idêntica à disponível na internet.

Segunda página da prova de Língua Portuguesa da Avaliar é Tri, também idêntica da avalição de MG | Foto: Reprodução

Kopp explica que, no caso de sua escola, houve uma convocação de todos os alunos para a realização da avaliação, incluindo aqueles que optaram por permanecer no ensino remoto após a retomada das aulas presenciais. Em razão disso, ele diz que a escola decidiu separar os alunos em dois grupos, para que pudessem fazer as provas em dias distintos. “Os alunos do primeiro dia compartilharam informações com os colegas, que encontraram o gabarito dessas provas na internet. Então, agora os estudantes estão fazendo a prova com o gabarito pronto”, diz. “É um negócio absurdo”.

O professor diz que os próprios alunos compartilharam com os professores que acharam as respostas na internet. “Alguns alunos, claro, fizeram a prova certinho, mas como é que tu vai usar os dados sabendo que parte dos alunos fizeram a prova com a respostas”, diz. “Imagina se é um concurso que usou questões que já estão na internet, seria invalidado”.

Ele explica que as respostas podem ser encontradas na internet quando se posta o enunciado das questões em ferramentas de busca. Na imagem abaixo, da prova aplicada na escola Santa Cruz, o enunciado de uma das questões diz: “Para a apresentação de um trabalho da escola, Aline precisa construir uma pirâmide de papelão, como a da figura abaixo”.

Imagem da prova de Matemática feita pelo professor Felipe Kopp | Foto: Reprodução

A resposta dessa questão pode ser encontrada na página Brainly. As questões também podem ser encontradas em outros sites, como o “Blog do Prof. Warles”, que atribui as questões à Secretaria de Educação de Goiás.

Gabarito da questão da prova disponível na internet | Foto: Reprodução

Kopp destaca ainda que as escolas receberam uma verba extraordinária para a impressão da prova. “É um desperdício de dinheiro, porque a prova não vai avaliar nada, os estudantes estão chegando com as respostas”, critica.

A reportagem do Sul21 encaminhou à Seduc as imagens feitas pelo professor e os links onde as provas idênticas estavam disponíveis. Em resposta, a Seduc diz que a avaliação segue ocorrendo normalmente para os alunos do RS. Quando perguntada se a prova não perderia validade por estar disponível online, respondeu: “A Seduc esclarece que o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora é nacionalmente reconhecido como referência em avaliações educacionais. O sistema permite a identificação de casos pontuais de resultados considerados incompatíveis em relação ao contexto dos participantes. Estes dados não serão considerados no diagnóstico final e não comprometerão os resultados”.

A Seduc disse ainda que a contratação da Caed para a elaboração da prova foi feita por meio de um acordo de cooperação e não teve custos para o Estado.


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