Cultura
|
28 de fevereiro de 2023
|
15:29

Samba do Sul: Sujeitos da música popular de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Samba do Sul: Sujeitos da música popular de Porto Alegre
Samba do Sul: Sujeitos da música popular de Porto Alegre

#SambaDoSul é o novo especial do Sul21! Em uma série de vídeos, contamos a história de personagens que marcaram e que constroem a cena sambista na cidade de Porto Alegre em diferentes regiões.

No primeiro episódio, conversamos com Antônio Carlos Côrtes, advogado, radialista, escritor, pesquisador, psicanalista e um dos criadores do Grupo Palmares ao lado de Oliveira Silveira. Côrtes compartilhou suas visões sobre o Carnaval e também trouxe relatos sobre os blocos humorísticos do Carnaval porto-alegrense das décadas de 1950 e 1960, assim como o Carnaval de Tribos da década de 1970.

Já no segundo programa, entrevistamos Cassius Felix. Sambista e compositor desde pequeno, o músico, que é morador do bairro Rubem Berta, na Zona Norte da Capital, também trabalha como barbeiro e é vocalista na Roda de Samba que leva seu nome. Na entrevista, Felix conta um pouco de sua trajetória enquanto sambista, fala sobre seu processo criativo e recorda lembranças das rodas de samba que ocorriam no quintal da casa do pai.

A convidada do terceiro episódio é Glau Barros, cantora e compositora com mais de 30 anos de carreira. Glau é uma voz reconhecida da cena sambista de Porto Alegre e da região metropolitana, que, na entrevista, fala sobre sua relação com o gênero e como encontrou no estilo musical um palco para expressar sua voz e criatividade. Com um disco lançado e diversos espetáculos realizados por todo o RS, Glau reforça a importância de valorizar composições de mulheres em seu repertório.

No quarto episódio de #SambaDoSul, conversamos com ‘Kbeça do Cavaco’. O músico começou sua trajetória aos 10 anos a partir do interesse pelo Carnaval. Aos 13, começou a tocar cavaquinho e nunca mais parou. Atualmente, Kbeça é um nome conhecido da cena sambista de Porto Alegre. Já passou por escolas como a Salgueiro, no Rio de Janeiro, e a Imperadores do Samba, aqui no Sul. É educador social e também o produtor do já popular ‘Por Todos os Pagodes’, roda de samba itinerante que há dois anos circula pelos bares da Capital.

No quinto episódio do especial #SambaDoSul, conversamos com os sambistas Delma Gonçalves, Pâmela Amaro, Shay Rodrigues e Alex Rodrigues, na sede da escola Acadêmicos da Orgia, tradicional escola de samba de Porto Alegre. Trazendo memórias, ancestralidade e resistência, os músicos e compositores defendem a cena sambista da Capital gaúcha como um polo cultural e educativo, mas que ainda carece de investimentos e incentivos.

No sexto e último episódio do especial #SambaDoSul, entrevistamos Eugênio Silva de Alencar, também conhecido como Mestre Paraquedas. Carnavalesco, sambista, poeta, artista plástico, alegorista, cenógrafo, contador de histórias e mestre griô, é considerado um dos importantes compositores do samba gaúcho. Paraquedas começou a escrever letras de samba aos 7 anos de idade, tendo escrito sua primeira alegoria aos 10. Foram diversas composições para tribos sambistas, assim como para escolas, que vieram mais tarde.

Também nesse episódio, conversamos com Stefania Johnson Colombo, que é bacharela em Música, flautista e compositora. Em seu trabalho de conclusão de curso, ela apresentou o projeto ‘Samba entre rios: cultura musical afro-gaúcha de Mestre Paraquedas’. Hoje, há um processo dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para que Mestre Paraquedas seja reconhecido como Mestre da Cultura Popular, recebendo o título de Doutor de Notório Saber.

Confira as entrevistas abaixo e acompanhe os próximos episódios em nosso canal do Youtube.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora