Cultura
|
18 de julho de 2022
|
18:25

Escombros: Antiga casa de Caio Fernando Abreu é demolida em Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
Demolição da casa que foi do escritor Caio Fernando Abreu é finalizada no bairro Menino Deus. Foto: Marina Chiapinotto/Arquivo pessoal
Demolição da casa que foi do escritor Caio Fernando Abreu é finalizada no bairro Menino Deus. Foto: Marina Chiapinotto/Arquivo pessoal

Foi concluída nesta segunda-feira (18) a demolição da casa em que o escritor Caio Fernando Abreu viveu seus últimos anos em Porto Alegre. Localizada na Rua Doutor Oscar Bittencourt, n° 12, a casa começou a ser desmanchada na semana passada, como revelou reportagem publicada pelo Sul21 no sábado (16). Até então, apenas as janelas internas do imóvel tinham sido removidas.

Após a publicação da reportagem, movimentos culturais e entidades que atuam na defesa da preservação do patrimônio iniciaram uma mobilização em defesa da casa. Um ato estava programado para as 12h desta terça-feira (19) e uma ação popular defendendo a suspensão imediata da demolição chegou a ser protocolada na Justiça.

No entanto, o processo avançou rapidamente nesta segunda. Pela manhã, trabalhadores contratados para fazer a demolição removeram o teto do imóvel. Já durante a tarde, uma retroescavadeira foi usada para demolir as paredes do imóvel.

A casa já não pertencia à família do escritor há anos. Em 2010, uma mobilização chamada “Salve a Casa do Caio Fernando Abreu” tentou evitar um leilão e garantir o tombamento do imóvel, mas não teve sucesso.

Atualmente, o imóvel e a casa ao lado, de número 10, pertencem a um casal de dentistas que recebeu em abril deste ano licença da Prefeitura de Porto Alegre para demolição total das residências.

O Sul21 conversou na sexta-feira com o responsável técnico pela demolição, Flavio Flores da Costa, da Graphos Arquitetura, e ele confirmou na ocasião que a derrubada da casa era iminente. O arquiteto, que desconhecia que Caio Fernando Abreu tinha morado no local, informou que uma empresa terceirizada era responsável pela demolição e que ele não tinha informações sobre o que será feito dos terrenos.

Na sexta, apesar do início dos trabalhos, casa ainda estava inteira | Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora