|
28 de abril de 2021
|
22:12

Deputados apoiam PEC que retira plebiscito para vender estatais em troca da reabertura de escolas

Por
Sul 21
[email protected]
Deputados apoiam PEC que retira plebiscito para vender estatais em troca da reabertura de escolas
Deputados apoiam PEC que retira plebiscito para vender estatais em troca da reabertura de escolas
PEC 280 foi aprovada em primeiro turno na terça-feira (27) | Foto: Joel Vargas/Assembleia Legislativa

Luís Eduardo Gomes

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na terça-feira (27), em primeiro turno, a PEC 280, que extingue a exigência da realização de plebiscito para a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) por 33 votos a 19, o patamar mínimo de votos necessários para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição estadual. Contudo, a oposição ao governador Eduardo Leite (PSDB) cobra que uma nova votação seja realizada por considerar que o processo teve falhas e critica o governo por “trocar votos” por uma solução para a reabertura das escolas no Estado.

Nesta quarta, as bancadas do PSOL, do PDT e do PT enviaram um recurso administrativo à presidência da Assembleia Legislativa em que apontam dois problemas na votação de ontem. O primeiro deles é o fato de que o deputado Neri, o Carteiro (SD) teve o voto computado como Sim mesmo após admitir que não tinha conseguido votar. O segundo fato é o voto do deputado Dirceu Franciscon (PTB) ter sido mudado de Não para Sim após ele se manifestar que havia se enganado na hora da votação. Posteriormente, o voto de Franciscon foi revisado e mantido como Não.

O pedido deve ser encaminhado pelo presidente à Comissão de Constituição e Justiça para análise em prazo máximo de três sessões. Para a deputada Luciana Genro (PSOL), caso haja negativa, as bancadas poderão recorrer à Justiça. “Se a votação não for refeita, vamos ter que discutir a possibilidade de judicializar este tema. Não é pouca coisa que está em jogo. Trata-se de uma PEC que retira a necessidade de plebiscito para permitir a privatização de três empresas muito importantes. Esse tipo de mudança na Constituição não pode ser feito de forma obscura”, disse.

‘Troca de votos’

Em nota publicada no site da bancada do Novo no Rio Grande do Sul, o deputado Fábio Ostermann reconhece que os dois deputados do partido condicionaram o voto favorável à PEC ao fim da bandeira preta. “Cobramos do governo uma sinalização concreta sobre a revogação da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado e da imediata volta às aulas. Diante do compromisso firmado pelo governo em editar um novo decreto ainda hoje, nos sentimos mais confortáveis para votar a PEC, da qual somos signatários”, disse Ostermann na terça-feira.

Segundo reportagem publicada em GZH, os deputados Any Ortiz (Cidadania), Paparico Bacchi (PL), Fran Somesi (Republicanos) e Franciane Bayer (PSB) também condicionaram o apoio à PEC à reabertura das escolas.

Para o deputado Jeferson Fernandes (PT), a troca do apoio à PEC pela abertura das escolas é um “atentado contra a saúde do povo gaúcho”. “Todos os cientistas dizem que é uma aventura insana o governador querer liberar a abertura de escolas em plena pico de pandemia. Pior ainda, mudar os critérios que ele mesmo tinha criado por conta de uma pressão política que ele sofria e aí aproveitou para fazer negócio com os deputados que são explicitamente negacionistas”, diz. “É condenável sob o aspecto da saúde pública, e também do ponto de vista clientelista”.

Jeferson Fernandes destacou ainda que deputados que haviam se manifestado contra a PEC acabaram mudando de posição após negociarem com o governo obras de asfaltamento em suas regiões. “Tem vários deputados que eram contra a PEC 280, que têm razões para ser contra, mudaram de posição e ganharam um kit asfalto”, disse.

A deputada Luciana Genro também criticou a “negociata” e lembrou que o próprio governador, na campanha, havia se comprometido a não privatizar a Corsan. “Estamos diante de um governo que não iria privatizar a Corsan. É um governador que disse explicitamente que não iria privatizar a Corsan. Quer abrir o caminho não só para privatizar, mas tirar o direito do povo gaúcho decidir. É uma desmoralização ao processo eleitoral e ao processo democrático. Fizeram uma negociata para mudar os critérios das bandeiras. Querem que as escolas abram”, disse.

O retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul foi autorizado pelo governo do Estado com o decreto publicado na terça-feira que mudou a bandeira do Modelo de Distanciamento Controlado de todas as regiões de preta para vermelha. A mudança só foi possível porque o governo extinguiu o mecanismo que determinava a manutenção da bandeira preta em todo o Estado enquanto a proporção de leitos de UTI livres em relação a de leitos ocupados por pacientes de covid-19 fosse igual ou inferior a 0,35.

Apenas com a mudança o governo conseguiu retomar as aulas presenciais, uma vez que decisões judiciais impediam o retorno das escolas sob bandeira preta.

Caso a votação de terça seja mantida, a PEC 280 ainda precisa ser aprovada em segundo turno.

Confira como votaram os deputados:

PT

Edegar Pretto Não

Fernando Marroni Não

Jeferson Fernandes Não

Luiz Fernando Mainardi Não

Pepe Vargas Não

Sofia Cavedon Não

Valdeci Oliveira Não

Zé Nunes Não

MDB

Beto Fantinel Sim

Carlos Búrigo Sim

Clair Kuhn Sim

Gilberto Capoani Sim

Patrícia Alba Não

Tiago Simon (não registrou voto)

Vilmar Zanchin Sim

Progressistas – PP

Adolfo Brito (não registrou voto)

Ernani Polo Sim

Frederico Antunes Sim

Issur Koch Sim

Marcus Vinícius Sim

Sérgio Turra Sim

PTB

Aloísio Classmann Sim

Dirceu Franciscon Não (o deputado disse que errou na hora da votação)

Elizandro Sabino Sim

Kelly Moraes Sim

Luís Augusto Lara Sim

PDT

Eduardo Loureiro Não

Gerson Burmann Não

Juliana Brizola Não

Luiz Marenco Não

PSDB

Faisal Karam Sim

Mateus Wesp Sim

Pedro Pereira Sim

Zilá Breitenbach Sim

PSL

Capitão Macedo Não

Ruy Irigaray Sim

Tenente Coronel Zucco Sim

Vilmar Lourenço Sim

PSB

Dalciso Oliveira Sim

Elton Weber Não

Franciane Bayer Sim

PL

Airton Lima Não

Paparico Bacchi Sim

DEM

Dr. Thiago Duarte Não

Eric Lins Sim

Novo

Fábio Ostermann Sim

Giuseppe Riesgo Sim

Republicanos

Fran Somensi Sim

Sergio Peres Sim

PSOL

Luciana Genro Não

PSD

Gaúcho da Geral Sim

Cidadania

Any Ortiz Sim

PMB

Rodrigo Maroni Sim

Solidariedade

Neri o Carteiro Sim


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora