Geral
|
8 de janeiro de 2017
|
20:29

Pastor da Igreja Mundial sofre tentativa de homicídio durante culto em São Paulo

Por
Sul 21
[email protected]
Pastor da Igreja Mundial sofre tentativa de homicídio durante culto em São Paulo
Pastor da Igreja Mundial sofre tentativa de homicídio durante culto em São Paulo
Apóstolo Valdemiro chegou a ser considerado ‘rei’ da TV evangélica antes de ser investigado pela Receita Federal | Foto: Igreja Mundial do Poder de Deus/Divulgação

Da Redação

O pastor Valdemiro Santiago, líder e criador da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi esfaqueado por um homem durante um culto na manhã deste domingo (8), em São Paulo. O agressor foi identificado como Jonatan Gomes Filho, 20 anos, que trabalha como ajudante geral, segundo o portal de notícia UOL. Em depoimento à polícia, ele teria dito que “se sentiu incomodado com as palavras de Valdemiro” em outro culto e por isso decidiu matá-lo.

Valdemiro foi submetido à cirurgia e passa bem. No hospital, o Apóstolo – como é chamado dentro de sua igreja – gravou vídeo ao lado da esposa, a Bispa Franciléia, explicando o que aconteceu. No vídeo, postado nas redes sociais, ele diz: “eu estava impondo as mãos, acabando de ouvir um milagre, um testemunho, entrou alguém por trás, fingindo uma sobreposição e me deu uma facada no pescoço. Ou uma navalha, não sei”.

O pastor diz ainda que já perdoou e abençoa seu agressor e “quem o mandou”. A Polícia Civil ainda não divulgou nada sobre suspeita de mandante no caso de agressão.

Pastor é investigado há 4 anos pela Receita Federal

Valdemiro Santiago criou a Igreja Mundial nos anos 1990, em São Paulo, depois de regressar de Moçambique, onde sofreu um grave acidente de navio, de acordo com informações disponíveis em seu site. Ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ele rompeu com Edir Macedo para criar sua própria congregação. A Igreja Mundial foi transferida ainda para Pernambuco, voltando à capital paulista em 2002. Durante dez anos, ele e sua congregação viveram ascensão astronômica, levando-o a ser considerado um dos “reis da TV evangélica” no Brasil, com 1.300 horas mensais na TV aberta.

Em 2012, porém, a Receita Federal começou a investigar o Apóstolo Valdemiro por enriquecimento ilícito. Entre os bens investigados, estavam fazendas no Pantanal, rebanho de gado e um jatinho particular. As denúncias que levaram à investigação foram levantadas em um programa jornalístico da Rede Record, de Edir Macedo.

Um ano depois, Valdemiro tentou comprar o canal CNT, com sede em Curitiba, mas acabou tendo de desistir do negócio por questões financeiras. De acordo com informações da revista Veja, a Igreja Mundial do Poder de Deus fechou o ano de 2014 com 25 ações de despejo, no Rio de Janeiro, por inadimplência no pagamento de aluguel, e abriu processo de renegociação de dívidas.

Mesmo depois de investir mais de R$ 7 milhões em uma pousada em Fernando de Noronha em dezembro de 2015, no ano passado, Valdemiro ainda teve sua emissora oficial – a Rede Mundial – retirada do ar pela NET por pagamentos atrasados. Desde então, fora da TV, a Igreja Mundial tem registrado queda no número de fiéis. Muitos deles estariam migrando para a Igreja Plenitude, fundada por um ex-pastor da igreja de Valdemiro, Agenor Duque.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora