Últimas Notícias>Internacional
|
19 de junho de 2014
|
14:33

Felipe 6º é proclamado rei da Espanha e promete monarquia renovada para conter crise

Por
Sul 21
[email protected]
Felipe 6º é proclamado rei da Espanha e promete monarquia renovada para conter crise
Felipe 6º é proclamado rei da Espanha e promete monarquia renovada para conter crise
Foto: Cancillería Ecuador
Foto: Cancillería Ecuador

Do Opera Mundi

Felipe 6º discursou na manhã desta quinta-feira (19) pela primeira vez após ser proclamado rei da Espanha. O novo chefe de Estado substitui seu pai, Juan Carlos, que abdicou do trono. Em pronunciamento diante das Cortes Gerais, Felipe 6° prometeu que honrará a Constituição e será um chefe de Estado “leal e disposto a escutar, compreender, advertir e aconselhar, e também a defender sempre o interesse geral”.

O novo monarca espanhol frisou que para a Coroa ganhar o apreço, o respeito e a confiança dos cidadãos, e se faça credora de “autoridade moral”, deve “velar pela dignidade da instituição, preservar seu prestígio e observar uma conduta íntegra, honesta e transparente”.

O espanhol também expressou solidariedade para aqueles que se viram “feridos em sua dignidade” pela crise econômica e disse que sente o “dever moral” de trabalhar para reverter esta situação.

“Hoje, mais do que nunca, os cidadãos demandam com toda razão que os princípios morais e éticos inspirem e a exemplaridade presida nossa vida pública. E o rei, à frente do Estado, tem que ser não só um referente mas também um servidor dessa justa e legítima exigência dos cidadãos”, discursou.

Felipe 6° também falou sobre “fé na unidade da Espanha”, da qual a Coroa é símbolo”, mas explicou que unidade não é “uniformidade”. “Essa Espanha, unida e diversa, baseada na igualdade dos espanhóis, na solidariedade entre seus povos e no respeito à lei, cabemos todos. Cabem todos os sentimentos e sensibilidades, cabem as distintas formas de se sentir espanhol”, disse.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora