Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
7 de novembro de 2012
|
19:21

Porto-riquenhos querem tornar-se o 51º estado dos EUA, aponta referendo

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Reprodução

Da Redação

Os porto-riquenhos demonstraram, através de referendo, sua vontade de tornar-se o 51º dos Estados Unidos. Atualmente, a ilha caribenha é um território dos EUA e os habitantes são cidadãos americanos, mas são proibidos de votar nas eleições presidenciais. Na Câmara dos Representantes, Porto Rico também possui poder limitado.

Dividida em duas partes, a consulta popular questionava se a ilha deveria alterar a relação de 114 anos com os EUA e, caso quisessem em que direção. Quase 54% ou 922.374 pessoas preferiram mudar as condições da parceria, já 46% ou 786.749 cidadãos optaram por manter a situação vigente. A apuração atingia 96% dos 1.643 distritos nesta quarta-feira, 7.

A segunda questão considerava o modelo de parceria com os EUA. A opção de aceitar a soberania ianque como mais um Estado foi a mais votada com 61% dos votos. A associação de soberania livre, que permite uma autonomia maior, recebeu 33% das indicações e a independência, apenas 5%.

Para que a decisão se consolide e Porto Rico se torne mais um estado americano, o Congresso dos EUA em Washington ainda precisa aprovar a decisão. O presidente Barack Obama já havia manifestado apoio ao referendo e comprometeu-se a respeitar a vontade das pessoas caso houvesse uma clara maioria. Por outro lado, não está claro se o Congresso dos EUA vai debater os resultados do referendo ou se Obama irá considerar que os votos finais indicam uma maioria claramente suficiente.

Com informações de O Estado de São Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora