Notícias
|
9 de novembro de 2012
|
18:23

Falta de estacionamentos força adaptações para inauguração da Arena

Por
Sul 21
[email protected]
A nova casa do time possui capacidade para cerca de 60,7 mil torcedores | Foto: Carlos Nascimento

Nícolas Pasinato 

Faltando menos de um mês para a inauguração do novo estádio do Grêmio, uma questão vem preocupando os organizadores do evento: o baixo número de vagas de estacionamento para a demanda de público que o jogo exigirá. A nova casa do time possui capacidade para cerca de 60,7 mil torcedores. A inauguração ocorrerá no dia 8 de dezembro e contará com shows, apresentações teatrais e reedição do Mundial de 1983, em um amistoso diante do Hamburgo.

O que se tem, atualmente, é um estacionamento interno da Arena com 2,3 mil vagas, que já estão reservadas à convidados e aos sócios que possuem camarotes e as chamadas “cadeiras gold”. Também está sendo preparado um estacionamento na área onde ficaram os blocos pré-moldados durante a obra, que comportará 3,5 mil veículos, sendo que desta quantidade 2 mil já foram comercializados e o restante foi reservado para convidados.

Para o restante do público estão sendo alugados bolsões de terrenos para servir de estacionamento no entorno do estádio, localizado no bairro Humaitá. Mesmo com a locação desses terrenos, não se chegará ao total de 30 mil vagas, número adequado para a demanda de carros esperados para um jogo de casa lotada, conforme a EPTC.

Com isso, os organizadores do evento estão estudando medidas para incentivar o uso de transportes coletivos. Está prevista uma avenida de acesso da estação Anchieta até o estádio, onde o trajeto é de 1100 metros. Além disso, haverá uma linha especial de ônibus que deslocará torcedores do Centro até o estádio antes e após a inauguração.

Para os torcedores que vêm do interior do Estado, a orientação é de que se desloquem por meio de caravanas. Segundo a EPTC, haverá estacionamentos próprios para essas conduções vindas de fora de Porto Alegre. O presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, alerta para o fato da região não estar acostumada a receber grandes eventos. “Nos primeiros jogos as pessoas necessitarão de uma forte orientação para poder se localizar sem dificuldades. É uma área desconhecida da população”, ressalta Cappellari.

“Estamos preparados”, diz presidente da Arena Porto Alegrense

O presidente da Arena Porto Alegrense – empresa que faz a gestão do novo estádio – Eduardo Pinto, demonstra maior otimismo quanto a organização do entorno do estádio e não prevê grandes transtornos. “Estamos preparados para funcionar em um evento de 60 mil pessoas”, afirma. Porém, ele pede paciência aos torcedores na evacuação do estádio e para que utilizem transporte coletivo ou misto para acessar o local.

Ele sugere, por exemplo, que o torcedor deixe seu carro próximo a uma estação de trem e utilize o transporte público para completar o trajeto. “Futuramente as estações vão sofrer adaptações e serão melhoradas. Há discussões com a Trensurb de se privatizar as estações Farrapos e Anchieta, em função do aumento de usuários que ocorrerão nelas em função do estádio”, revela o presidente da Arena.

Está previsto no projeto da Arena ainda a construção de um edifício garagem com capacidade para 3,5 mil vagas e que será administrado pela construtora OAS, responsável pela construção do estádio. As vagas serão compartilhadas por torcedores do clube e para quem for utilizar o shopping, outro empreendimento previsto no complexo. Não há estimativa de data para a conclusão dessas obras.

Eduardo Pinto confirma que os procedimentos serão os mesmos caso o Grêmio chegue à final da Sul-Americana – marcada para os dias 5 e 12 de dezembro – e opte por jogar a decisão na Arena.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora