Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
30 de outubro de 2012
|
19:54

UFRGS reabre inscrições para vestibular para se adequar à Lei das Cotas

Por
Sul 21
[email protected]
Agora, estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio na rede pública também poderão concorrer como cotistas / Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reabriu nesta terça-feira (30) as inscrições para o Vestibular 2013. A Lei das Cotas, sancionada pelo governo federal em agosto deste ano, acrescenta critérios de renda familiar e redefine quem é egresso de escola pública. Assim, a universidade gaúcha reabriu o edital para adequar-se aos requisitos da lei já no próximo ano, embora o governo tenha dado um prazo de até quatro anos às instituições de ensino para acatarem a nova fórmula.

A partir de agora, estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio (EM) na rede pública podem concorrer como egressos de escola pública. Antes, também era necessário ter estudado metade do Ensino Fundamental em colégio público. Pessoas que concluíram o Ensino Médio através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também podem concorrer como cotistas no concurso do ano que vem.

Outra mudança é a possibilidade de ingressar por cotas a partir da renda familiar. Estudantes que pertencem a famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita podem concorrer a vagas reservadas para esta faixa monetária. Os estudantes oriundos de família com rendimento superior a esse continuarão automaticamente inscrito para a disputa de vagas de egressos de escola pública e com renda acima de 1,5 salário per capita.

A distribuição das 1.628 vagas para cotistas (30% do total oferecido pela universidade) fica dividida, então, entre pessoas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita; pessoas com renda igual ou inferior à referida e autodeclaradas negras, pardas ou índias; pessoas com renda superior à referida; e pessoas com renda superior à referida e autodeclaradas negras, pardas ou índias.

Quem já está inscrito pode mudar sua opção de ingresso

Com a reabertura do edital, estudantes já inscritos no concurso que atendam aos novos requisitos da Lei de Cotas podem refazer sua opção de ingresso sem a necessidade de pagar novamente a taxa de inscrição.

Quem não havia se inscrito até o final do edital passado também poderá se inscrever (tendo, estes, que pagar a taxa de R$ 100).

O novo prazo das inscrições, realizadas no portal da UFRGS, se estende até o dia 5 novembro.

Com informações da Zero Hora e do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora