Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
7 de outubro de 2012
|
15:26

Secretaria de Segurança Pública justifica a atuação da Brigada nos conflitos de quinta-feira

Por
Sul 21
[email protected]
Secretaria de Segurança Pública justifica a atuação da Brigada nos conflitos de quinta-feira
Secretaria de Segurança Pública justifica a atuação da Brigada nos conflitos de quinta-feira
Foto: Ramiro Furquim / Sul21

Milton Ribeiro

Em nota em sua conta do Facebook, a Secretaria da Segurança Pública – SSP/RS emitiu nota justificando a atuação da Brigada Militar na manifestação Defesa Pública da Alegria. Apesar de afirmar ao final a disposição de “verificar eventuais erros”, a nota é uma justificativa, procurando explicar os motivos da corporação, que estaria defendendo o “direito de ter opinião e a convivência entre posições antagônicas”.

A Brigada Militar não estava no Largo Glênio Peres, no dia 4 de outubro, para proteger um boneco de plástico, como muito se comentou. Estava defendendo o direito de cada um ter sua opinião e a necessária convivência entre posições antagônicas.

Mais do que um boneco, aquele Tatu-Bola é o símbolo de um processo que está acontecendo não somente em Porto Alegre, como em várias capitais do país. Qualquer pessoa pode ser contra o que o ele representa, mas não tem o direito de danificá-lo.

A realização de atos públicos é assegurada pelo Estado no Rio Grande do Sul. Tanto que a Brigada Militar acompanha manifestações e passeatas que acontecem seguidamente no Estado para garantir esse direito.

No caso dos protestos por “uma cidade mais alegre”, ocorridos no dia 4, é difícil que a maioria dos manifestantes estivesse interessada em provocar danos a estrutura públicas ou particulares. Mas houve a tentativa de invasão do Paço Municipal, que levou a Guarda Municipal a pedir apoio à BM. Na sequência, ocorreu a ameaça ao Tatu-Bola da Copa 2014, um ataque a opinião de todos que defendem o que ele significa.

Os procedimentos dos PMs foram analisados pelo Comando de Policiamento da Capital e eventuais erros já estão sendo verificados e terão conseqüências.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora