Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
8 de outubro de 2012
|
17:06

Após incidentes em Porto Alegre, pelotões especiais da BM passarão por reciclagem

Por
Sul 21
[email protected]
Após incidentes em Porto Alegre, pelotões especiais da BM passarão por reciclagem
Após incidentes em Porto Alegre, pelotões especiais da BM passarão por reciclagem
"Os pelotões especiais precisam de uma maior qualidade e tolerância", disse o Coronel Alfeu Freitas | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Nícolas Pasinato

Os pelotões especiais da Brigada Militar passarão por uma espécie de reciclagem, informou o chefe do Comando de Policiamento Ostensivo de Porto Alegre, coronel Alfeu Freitas. A medida está relacionada aos acontecimentos da última quinta-feira (4), durante o ato público Defesa Pública da Alegria.

“Determinei um calendário para passar instruções aos batalhões especiais sobre Controle de Distúrbios Civis. Os pelotões especiais precisam de uma maior qualidade e tolerância”, disse Freitas ao Sul21.

O anúncio da ação ocorre após o governador do Estado, Tarso Genro, emitir Nota de Esclarecimento, que promete investigar abusos cometidos pela BM. “A medida adicional visa a ampliar o conhecimento dos fatos precisamente a partir da perspectiva do respeito aos direitos humanos, que só podem ser garantidos com a plena informação e disposição das pessoas atingidas”, diz o governador em nota.

Leia mais: 

Autoridades divergem sobre repressão da BM a manifestação em POA
– Antes da repressão, alegria prevalecia em ato no Centro de Porto Alegre
– Manifestantes voltam à prefeitura para protestar contra repressão em Porto Alegre

O coronel informou que foram recolhidos materiais com filmagens do conflito generalizado no Largo Glênio Peres, que mostram uma conduta ‘não técnica’ dos agentes. Quando questionado qual o procedimento orientado, quando civis estão filmando ações de brigadianos, Freitas admitiu que houve excesso na ação durante o manifesto. “Não há nada que proíba a ação de filmagem. O pessoal exagerou, com certeza”, disse. “Hoje em dia todos têm celular com câmera e não há motivo para se estressar com isso. Essa é uma questão pontual que um ou outro não exerce com tolerância e paciência”, complementou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora