Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
29 de outubro de 2012
|
11:57

Apesar da abstenção de 70%, chilenos derrotam conservadores nas urnas

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação 

Eleições no Chile derrotam partidos conservadores nas urnas, mas apenas 30% do eleitorado compareceu./Foto: Ministerio Secretaria Geral do Governo/Flickr

A oposição de centro esquerda venceu a direita no poder na eleição para as prefeituras do Chile neste domingo (28). Porém, conforme dados oficiais, 70% do total de 13 milhões de eleitores se abstiveram de votar em prefeitos e vereadores. Dos 30% que foram às urnas, a maioria escolheu candidatos de esquerda e de centro, derrotando os partidos conservadores.

A centro esquerda, que governou o Chile por 20 anos após o fim da ditadura de Augusto Pinochet, conquistou a prefeitura de Santiago com Carolina Tohá, ex-ministra do governo da presidente Michelle Bachelet, que tomou a capital do conservador Pablo Zalaquet.

A esquerda também venceu no emblemático município de Providencia, na região de Santiago, onde a candidata independente Josefa Errázuriz bateu o coronel do Exército Cristián Labbé, partidário do finado ditador Augusto Pinochet e que administrava a região há 16 anos.

No Chile, o voto é facultativo, tendo sido, até 2008, obrigatório. Analistas políticos chilenos disseram que o protagonista das eleições foi o alto nível de abstenção. Para eles, a abstenção indica a apatia política no país. A campanha no Chile foi dirigida aos jovens.

As convocações para a abstenção foram incentivadas pela Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundários. A porta-voz , Eloisa Gonzalez, disse que o apelo é uma forma de repudiar atos e práticas políticas.

 

Com informações da Agência Brasil e G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora