Notícias
|
28 de setembro de 2012
|
03:55

Villaverde intensifica críticas a Fortunati e Manuela na reta final da campanha

Por
Sul 21
[email protected]
Villaverde: "pesquisas nunca foram nossas aliadas, nunca precisamos delas para vencer" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Samir Oliveira

Faltando oito dias para a votação, o candidato do PT à prefeitura de Porto Alegre, Adão Villaverde, resolveu intensificar as críticas aos dois adversários que estão à sua frente nas pesquisas de intenção de voto. No comício que realizou na noite desta quinta-feira (27), no Largo Glênio Peres, o petista fez um discurso que apontou falhas na administração de José Fortunati (PDT) e incoerências políticas na campanha de Manuela D’Ávila (PCdoB). Manuela e Fortunati realizarão os seus comícios de encerramento no mesmo local, nos dias 2 e 3 de outubro, respectivamente.

Na tentativa de garantir uma vaga no segundo turno, Villaverde disse que as pesquisas eleitorais não refletem a realidade ao polarizarem a disputa entre a candidata do PCdoB e o candidato do PDT. “Essa polaridade que um conjunto de pesquisas quer demonstrar não é verdadeira. Aliás, pesquisas nunca foram nossas aliadas, nunca precisamos delas para vencer”, comentou.

Aumentando o tom em relação a José Fortunati, o petista disse que o prefeito mostra “uma Porto Alegre que não existe” na propaganda eleitoral. “O prefeito não mora nessa cidade, mora no país das maravilhas. Ele mostra na televisão, todos os dias, uma Porto Alegre que não existe”, atacou. Villaverde comentou, ainda, que a atual administração “ficou oito anos sem governar e nos últimos dois meses resolveu abrir um canteiro de obras”.

Candidato do PT à prefeitura de Porto Alegre não poupou Manuela D'Ávila: "projeto carece de posições firmes" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Além das críticas ao prefeito, o candidato do PT direcionou ataques à candidata do PCdoB. De acordo com Villaverde, o projeto que ela representa “é frágil, não tem conteúdo nem consistência e carece de posições firmes”.

O petista se disse orgulhoso de receber os apoios de líderes do seu partido, como o ex-presidente Lula e o governador Tarso Genro. E aproveitou esse momento para alfinetar Manuela, que é apoiada pela senadora Ana Amélia Lemos (PP). “Manuela diz que é de um partido pequeno e não tem padrinhos políticos. Sabem quem é a madrinha dela? É a Ana Amélia, que quer derrotar o Tarso em 2014. Essa é a estratégia das forças conservadoras e é por isso que Manuela não tem um discurso contundente e não sabe se está na oposição ou na situação”, disparou.

Lideranças enfatizaram primeira vitória de Olívio na Capital

José Fortunati está "puxando o saco" dos grandes empresários, aponta Raul Pont | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Figura carismática entre a militância petista, o ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra estava presente no comício e foi constantemente lembrado pelos líderes do partido que tomaram a palavra. O deputado federal Henrique Fontana disse que “quando tinha um governo popular, Porto Alegre ocupou o centro do debate mundial para enfrentar o neoliberalismo”.

Raul Pont, ex-prefeito da Capital e representante da corrente mais à esquerda do PT, a Democracia Socialista (DS), lembrou que durante os governos do partido a prefeitura exigia contrapartidas para que os investimentos privados se instalassem na cidade. E disse que José Fortunati privilegia os interesses dos grandes empresários. “É um governo que está puxando o saco dos grandes empresários. Nós sempre trouxemos os empresários de ônibus na rédea curta e esse governo aumenta a passagem a valores muito maiores que a inflação”, atacou.

O governador Tarso Genro recordou que em 1985 os petistas, encabeçados por Raul Pont, conseguiram derrotar o PDS nas urnas. “Fizemos campanha aqui neste mesmo largo e derrotamos o partido da ditadura militar. Depois, com a vitória do PT em 1988, Porto Alegre inspirou o Brasil”, exaltou.

"Não toleram as conquistas sociais de Lula e Dilma", afirmou governador Tarso Genro | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Mais cauteloso nas críticas, Tarso evitou falar mal de Manuela D’Ávila e José Fortunati, já que ambos integram partidos que compõem o governo estadual. O governador optou por criticar “tucanos e democratas, que não toleram as conquistas sociais dos governos Lula e Dilma”.

Também presentes no evento, o senador Paulo Paim e a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário enalteceram as ações do governo federal. “Agora pobre pode ser doutor”, disse Paim, em referência ao Prouni. Maria do Rosário lembrou que, durante a administração de Olívio Dutra em Porto Alegre, “sempre houve obras, mesmo num tempo em que o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha as portas completamente fechadas para o nosso projeto”.

Jatos de água foram ligados no meio do comício e molharam militantes e material de campanha

Sistema de chafarizes foi acionado durante comício do PT | Foto: Reprodução/Twitter

Um acontecimento inesperado irritou os militantes petistas durante o comício desta quinta-feira (27). Recém instalado, um chafariz com 19 jatos de água que surgem do chão do Largo Glênio Peres foi ligado durante o evento e molhou as pessoas que estavam no local e os materiais de campanha.

Gerson Almeida (PT), coordenador da campanha de Adão Villaverde, disse que tinha feito um acordo com a prefeitura para que o sistema ficasse desligado durante o comício. O coordenador do projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, assegurou que os chafarizes não estavam programados para serem acionados. Ele disse que “só pode ter sido sabotagem” e que o sistema deve ter sido acionado manualmente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora