Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
22 de setembro de 2012
|
16:23

Prefeitura consegue autorização e inaugura aluguel de bicicletas em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Modelo das bicicletas que estão disponíveis para aluguel em Porto Alegre | Foto: Lucas Barroso/EPTC/PMPA

Da Redação

A prefeitura de Porto Alegre conseguiu a autorização da Justiça para colocar em prática o sistema de aluguel de bicicletas na cidade, que começou a funcionar na manhã deste sábado (22). Na sexta-feira (21), o Tribunal de Justiça havia deferido uma liminar que suspendia a concessão do serviço para a empresa Sertell Ltda, vencedora da licitação.


Leia mais:

– Decisão do TJ-RS embarga aluguel de bicicletas em Porto Alegre

A decisão ocorreu por causa de um mandado de segurança da empresa FG TV Produções, eliminada no edital para a contratação do serviço. A empresa alegou ter sido excluída do processo de apresentação de propostas. A prefeitura recorreu da decisão e conseguiu nova liminar, dessa vez favorável ao início do serviço.

As cinco primeiras estações foram inauguradas em locais turísticos de Porto Alegre, como o Mercado Público, a Casa de Cultura Mário Quintana, a Praça da Alfândega, a Câmara Municipal e a Usina do Gasômetro. São 50 bicicletas brancas e laranjas, com aro 26 e três marchas, equipadas de buzina, cesto e espelho.

A prefeitura estima que o número de pontos de aluguel chegue a 20 até o final deste ano. Em 2013, a meta é ter 40 estações, totalizando 400 bicicletas disponíveis.

Quem quiser utilizar o serviço precisa se cadastrar pelo site ou pelo portal de voz, no telefone 4063-7711. O valor do passe mensal é de R$ 10 e o diário, de R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h.

Inicialmente, o pagamento poderá ser feito somente com cartão de crédito, mas a prefeitura garante que está trabalhando para que o usuário possa alugar bicicletas com créditos do cartão de ônibus TRI.

Com informações do Correio do Povo e de Zero Hora.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora