Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
18 de setembro de 2012
|
14:49

Declaração de Romney pode sepultar de vez sua candidatura

Por
Sul 21
[email protected]
Romney: 47% de dependentes de Obama...

Júlia Lang

Não é novidade que o republicano Mitt Romney é contra as medidas assistencialistas adotadas pelo governo  de Barack Obama.

O candidato, porém, pegou pesado demais em um discurso divulgado segunda-feira pela Mother Jones, revista liberal. Tão pesado que pode ter sepultado sua candidatura. No vídeo, que agora circula na internet, Mitt Romney diz que “os 47% que votarão em Obama, independentemente do que aconteça, dependem do governo como se este tivesse a responsabilidade de cuidar deles”. E completou:  “Meu trabalho não é de me preocupar com essas pessoas. Eu nunca vou convencê-los de que devem assumir a responsabilidade pessoal de cuidar de suas vidas”.

 

Romney tentou se defender, dizendo que aquele discurso teria sido de improviso durante uma sessão de perguntas, e que a intenção era explicar que o foco da campanha são as pessoas de centro. O seu porta-voz Gail Gitcho declarou que “Mitt Romney quer ajudar todos os americanos que sofrem com a economia Obama. Conforme o governador deixou claro durante todo o ano, ele está preocupado com o crescente número de pessoas que são dependentes do governo federal”.

Os democratas rapidamente se manifestaram, dizendo que Mitt tratou com desdém metade da nação norte-americana. Jim Messina, um dos coordenadores da campanha de Obama, alertou que “alguém que demonstra desgosto e desprezo por metade de nossos compatriotas” não merece ser presidente.

O vídeo aparece em um momento delicado na campanha republicana, quando o candidato ainda tenta se defender das acusações de que teria pago menos impostos de que os cidadãos normais. Romney, que tem uma fortuna estimada em R$ 250 milhões, divulgou apenas os dois últimos anos de suas declarações de impostos, levantando a suspeita de que teria algo a esconder. Apesar da oposição pedir que ele divulgue sua renda dos últimos 10 anos, ele apenas afirmou que nunca pagou menos de 13%.

Apenas um trecho do vídeo foi divulgado. Jornais norte-americanos afirmam que se trata de uma gravação feita em maio em uma recepção a grandes doadores. Romney chegou a pedir pela íntegra do vídeo, e recebeu uma resposta ameaçadora de Adam Serwer, repórter do Mother Jones. “Mitt quer o vídeo inteiro? Não se preocupe, tem coisas piores ali”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora