Notícias em geral
|
21 de setembro de 2012
|
20:20

Composto derivado da maconha combate câncer, revelam estudos

Por
Sul 21
[email protected]
Duncan Brown
A substância usada para combater a metástase é o Cannabidiol ou CBD, um composto derivado da maconha que não possui efeito psicoativo | Foto: Duncan Brown

Cientistas do Centro Médico Pacífico de São Francisco, nos EUA, acreditam ter descoberto uma forma de impedir a metástase, que consiste em uma das principais causas da morte de pessoas com câncer. A substância usada para combater esse mal é o Cannabidiol ou CBD, um composto derivado da maconha que não possui efeito psicoativo.

Os microbiologistas Sean McAllister e Pierre Desprez aplicaram o CBD em células com alta concentração do ID-1, gene cancerígeno responsável pela metástase, e o processo de reprodução celular voltou ao normal.

Os pesquisadores publicaram a descoberta em 2007 e, agora, preparam a divulgação de um estudo mais profundo que promete revolucionar o tratamento do câncer. Nesta nova etapa, os testes foram realizados em células de laboratório de diversos tipos de doença e em animais .Os resultados foram positivos e a dupla se prepara para iniciar a pesquisa com humanos.

Os cientistas esclareceram ao Huffington Post que, para evitar que as células cancerígenas se espalhem, os pacientes precisam de uma dose alta de Cannabidiol que não é encontrada na composição natural da Cannabis Sativa. Ou seja, não basta fumar um cigarro de maconha para sentir os efeitos positivos no combate ao câncer.

Com informações do Opera Mundi


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora