Notícias em geral
|
18 de julho de 2012
|
14:50

Criminalistas criticam juiz que negou entrevista de Cachoeira à Folha de SP

Por
Sul 21
[email protected]
Antônio Cruz / ABr
Foto: Antônio Cruz / ABr

Da Redação

Criminalistas criticam a decisão do juiz Bruno André Silva Ribeiro que negou pedido de entrevista do réu Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira ao jornal Folha de São Paulo. Para Paulo Sérgio Leite Fernandes, a decisão viola direitos fundamentais garantidos pela Constituição. Ele diz que Cachoeira tem direito de escolher inclusive o veículo para o qual deseja conceder entrevista.“Não se pode obrigar o réu a conceder entrevista a uma multiplicidade de órgãos de imprensa. Primeiro porque ele precisa confiar em quem o entrevista; em segundo lugar, ele pode não querer abrir a todos aquilo que só quer conceder a quem ele confia; em terceiro, porque proibi-lo é restringir um tipo de comunicação que a Constituição não proíbe.”

O entendimento é semelhante ao de Andrei Zenkner, que lembrou que entrevistas de presos envolvidos em casos rumorosos não é novidade. O advogado classificou a autodefesa como um direito assegurado a todo cidadão, preso ou em liberdade. “Havendo expressa manifestação de interesse pessoal do preso em conceder entrevista a meio de comunicação, e não havendo risco algum à segurança da casa prisional onde ele se encontra custodiado, é impossível falar-se em óbice processual, tampouco constitucional”, diz.

A justificativa de Ribeiro para negar a entrevista de Cachoeira à Folha de SP se baseou na distinção entre “interesse público” e “interesse do público”.  Segundo ele, “em um Estado Democrático de Direito há tempo, modo e sede próprios para o réu dar sua versão dos fatos, nada justificando sua escolha pontual por um veículo específico de imprensa, à moda de talk-show, especialmente enquanto recluso e sob responsabilidade da Justiça”.

Com informações do Brasil 247


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora