Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
7 de junho de 2012
|
14:29

Vídeo: Líder nazista grego agride rivais em programa de televisão

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O líder do Aurora Dourada, partido de extrema-direita grego, que tem a suástica no emblema, Ilias Kasidiaris, agrediu duas políticas de outros partidos, durante um programa de televisão nesta quinta-feira (7).  Em uma mesa-redonda, Kasidiaris mantinha ríspida discussão com duas mulheres, Rena Dourou, do Syriza, uma frente de esquerda, e Liana Kanelli, do Partido Comunista. O nazista explodiu quando Dourou bradou reiteradas vezes que o Aurora Dourada faria a Grécia regredir 500 anos.

Então, Kasidiaris jogou água no rosto de Dourou. Liana Kanelli reagiu batendo no nazista com uns papéis que tinha na mão. Foi o bastante para Kasidiaris desferir socos na comunista, só parando quando houve interferência da equipe do programa e, em seguida, foi chamado intervalo, mas outros participantes relataram que Kasidiaris deixou o estúdio.

O líder partidário foi um dos 21 nazistas eleitos para o Parlamento grego no pleito que acabou não se concretizando, porque não foi possível formar governo. O debate se dá no calor da proximidade da nova eleição, que ocorrerá no dia 17 deste mês.

O porta-voz do governo interino da Grécia, Dimitri Tsiodras, disse que a atitude de Kasidiaris foi um “ataque contra todo cidadão democrático”. Prokopis Pavlopoulos, integrante do partido conservador Nova Democracia, afirmou que o ato desnudou as reais intenções do Aurora Dourada. “Os gregos não terão nenhum álibi para votar nele novamente. Eu, pessoalmente, não irei mais em nenhum debate com um membro do Aurora Dourada”.

 Com informações de The Guardian


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora