Noticias|Últimas Notícias>Política
|
30 de junho de 2012
|
18:42

PSOL confirma candidatos em Porto Alegre e diz que “PT está superado”

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Ato político referenda nomes do PSOL nas eleições municipais de Porto Alegre | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou neste sábado (30) a candidatura de Roberto Robaina à Prefeitura de Porto Alegre. A professora Goretti Grossi será a vice-candidata, fruto da aliança majoritária com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). A convenção realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi marcada por críticas às três principais candidaturas que apontam nas pesquisas eleitorais e integram a base aliada do governador Tarso Genro. Confirmada como candidata a vereadora, Luciana Genro protagonizou as críticas ao partido do pai. “O PT está superado”, disse a ex-deputada federal.

Segundo ela, o futuro da esquerda brasileira está no PSOL. Ela ressaltou o propósito de crescimento do partido no Sul e nas capitais brasileiras, especialmente Rio de Janeiro e Belém (PA). “O PSOL não faz alianças espúrias para chegar ao poder a qualquer custo ou para ganhar mais tempo de televisão. Queremos ganhar a eleição na consciência do povo e na ideia de que é preciso transformar a política. Nós, que viemos do PT, aprendemos com os erros e sabemos o que deve ser evitado para não haver uma degeneração política”, acrescentou ela. E reforçou: “O PT se degenerou, mudou de lado, passou a se comportar da mesma maneira que os partidos tradicionais. O PT já está superado. Ele e seus aliados não representam mais o futuro, quem representa o futuro é o PSOL, pois temos capacidade de prosseguir o processo político. Nós não queremos ser oposição, queremos ser governo e vamos disputar os governos municipais”, disse Luciana.

PSOL aposta na eleição de Luciana Genro como vereadora e na reeleição de Fernanda Melchionna e Pedro Ruas | Foto: Luciano Victorino/PSOL

Apesar do PSOL apresentar o nome de Luciana Genro como vereadora, ela ainda enfrentará uma batalha jurídica para defender os direitos de concorrer, já que ficou inelegível com a eleição de Tarso Genro em 2010. A socialista disse que vai “até à ONU” se for preciso para garantir seus direitos políticos. “Todos sabem que eu não preciso de vínculos paternos para meu desempenho e que a minha caminhada política foi construída absolutamente na coerência. Quem vai ter de se justificar e ficar envergonhado serão aqueles que dizem que eu não posso concorrer. Mas eu posso e vou. Se necessário, irei até à ONU em defesa dos meus direitos políticos e de representar o povo de Porto Alegre na Câmara de Vereadores”, disse.

O PSOL aguardará a posição do TSE sobre o caso de Luciana. Caso a candidatura seja de fato deferida, Luciana será puxadora de votos para o partido nas demais candidaturas. Os socialistas homologaram 50 candidaturas a vereador, entre elas 15 mulheres. Além disso, o partido vê como uma de suas principais tarefas a reeleição dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna.

“Prefeitura é um balcão de negócios”, crítica Robaina

"Prefeitura é adota política do balcão de negócios", crítica candidato do PSOL em Porto Alegre | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

O candidato a prefeito Roberto Robaina apresentou o manifesto “Porto Alegre para o Povo, Juntos pela Mudança” – uma síntese para um novo tipo de governo na capital – e salientou que o documento ainda está em aberto, pois é das necessidades e da organização dos portoalegrenses que nascerá uma mudança verdadeira. São 17 eixos que, segundo ele, farão de Porto Alegre a capital do respeito aos direitos fundamentais e exemplo mundial de real democracia.

O foco da campanha já foi declarado: combater à corrupção e os privilégios dos políticos. Robaina criticou a “política de balcão de negócios” de Fortunati e prometeu um governo centrado em investimentos públicos. “O governo Fortunati é o serviço dos esquemas privados. Defendemos uma política diferente da de hoje, que é um balcão de negócios das grandes empresas. Queremos uma política que combata os privilégios dos políticos, dos partidos e dos esquemas empresariais. O eixo da nossa campanha será o investimento público e a destinação de recursos ao que interessa a população”, criticou.

 

Com informações do PSOL-RS, Portal Terra e Zero Hora


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora